FIEB realiza capacitação em licenciamento ambiental
Realizada em parceria com o Sebrae e o Inema, a formação é voltada a técnicos de empresas de diferentes portes e associadas aos sindicatos da Federação
Contribuir para formar profissionais que possam constituir processos de licenciamento ambiental mais qualificados junto ao órgão ambiental, de maneira a dar mais agilidade ao processo de análise e emissão de licenças. Foi com esta síntese que Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, abriu a aula inaugural do Curso de Licenciamento Ambiental na Prática, ocorrida nesta segunda-feira, 3.10, no SENAI Cimatec.
A aula inaugural também contou com a presença de Karen Barreto, gestora do Sebrae no projeto, e de Leonardo Carneiro, diretor de Regulação do Inema, que representou a diretora geral, Daniella Teixeira.
Iniciativa do Projeto Núcleo de Serviços FIEB-SEBRAE (NSFS) e do Convênio FIEB/SEBRAE/INEMA, o curso tem como objetivo capacitar empresas para conhecer os requisitos legais relativos ao licenciamento ambiental. “A parceria FIEB e Sebrae tem gerado resultados maravilhosos e estamos muito satisfeitos por mais esta iniciativa”, destacou Karen Barreto.
Leonardo Carneiro chamou a atenção para a necessidade de regularização dos empreendimentos e lembrou a importância de formações como esta, considerando as especificidades de cada estado em relação às regras de licenciamento ambiental.
A primeira turma do curso é formada por profissionais de micro, pequenas, médias e grandes empresas, além de técnicos de órgãos ambientais (estadual e municipal). Os docentes do curso são especialistas do SENAI – Área de Meio Ambiente e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Com formato híbrido, que inclui aulas presenciais e remotas, o curso prevê cinco disciplinas de 20 horas, totalizando 100 horas/aulas. Com 113 matriculados, o curso contempla 24 empresas associadas a sindicatos da FIEB.