27 de outubro de 2020

Mais rápido e barato, Credifiemg já está disponível

FIEB NAC

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) disponibilizou aos empresários do setor produtivo baiano acesso a linhas de crédito com taxas inferiores às do mercado, por meio da cooperativa Sicoob Credifiemg.

Primeiro empresário a assinar o convênio, Eduardo de Sá, da Aramita, procurou a Credifiemg pensando inicialmente numa abertura de conta para iniciar um relacionamento, mas acabou recebendo uma oferta de crédito por parte da cooperativa sem que houvesse a necessidade de uma contrapartida.

“Eu estava programando para esperar pelo Pronampe, mas a Credifiemg me ofereceu crédito e 48 horas depois o dinheiro estava depositado na conta”, relata o empresário. Ele ressalta o fato de que a cooperativa é instituição focada na indústria, em operação há 15 anos e que tem por trás a Fiemg. “Não é uma entidade aventureira. É uma instituição que tem um olhar diferente para a indústria”, afirma.

“Uma coisa que me surpreendeu foi a simplicidades nos trâmites internos”, destaca o empresário. Eduardo também sublinha os custos reduzidos nas operações. “Alguns bancos chegam a cobrar R$ 5 mil como taxa de abertura. Na cooperativa, essa taxa é de 0,5%sobre o valor do crédito”, pondera. O empresário disse ainda que essa é uma alternativa rápida, barata e desburocratizada, que vai fortalecer o mercado de crédito para pequenas e médias empresas e vai suprir uma carência no setor.

Thiago Lima, da Inoquímica, enaltece a iniciativa e ressalta a qualidade do atendimento e da estrutura tecnológica oferecida. “Eu fiz a primeira parte, uma linha de crédito para capital de giro, e digo que tecnologicamente a cooperativa não deixa nada a desejar em relação aos grandes bancos”, pontua Thiago.

Alternativa – A cooperativa é uma alternativa aos bancos tradicionais. É uma instituição financeira que não tem como objetivo o lucro. As sobras das operações são distribuídas entre os associados. Por meio do convênio assinado entre a FIEB e o Sicoob Credifiemg, o associado pode ter acesso a linhas de crédito com taxas inferiores ao mercado, aplicações financeiras, cartão empresarial, cobrança bancária, folha de pagamento, consórcios, seguros e outros serviços. Na cobrança bancária, por exemplo, a cooperativa cobra uma taxa de R$1,80 por título, enquanto a prática no mercado é de R$2,50. Esse valor pode ser negociado a depender do volume de documentos.

Thiago Lima ressalta que o convênio é um passo a mais no processo de desbancarização que a FIEB tem procurado fazer desde a crise bancária de 2008, quando o acesso a crédito por empresas de médio e pequeno porte ficou ainda mais difícil.

O diretor de Operações da Credifiemg, Ricardo Salera, ressalta que essa parceria possibilita aos industriais da Bahia uma nova possibilidade de acesso à uma instituição financeira cooperativista, que tem como objetivo oferecer taxas e tarifas muito atrativas. Segundo ele, o Sicoob Credifiemg oferece melhores condições de crédito para as empresas tomadoras de recursos, com atendimento ágil e humanizado. Para as empresas aplicadoras de recursos serão oferecidas taxas muito atrativas para aplicação, que ainda são beneficiadas pela distribuição de sobras.

“Temos um lema que Cooperar é melhor que competir e seremos uma excelente opção financeira para as empresas baianas”, afirma Salera.

Informações pelo email ana.almeida@fieb.org.br ou telefone 98794.5280