27 de abril de 2022

Condomínio Bahia Têxtil recebe investimentos e novas instalações

Sindicatos
Foto: Drone Salvador/Sindvest

Formado por 22 pequenas indústrias do segmento de vestuário, o Condomínio Bahia Têxtil, concebido em 1999, por iniciativa do Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest), associado da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), está sendo ampliado.

Situado na Cidade Baixa, no bairro do Uruguai, o condomínio, que é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, o município de Salvador e os pequenos empresários industriais, vai ganhar novas instalações para as áreas comercial e comuns. “Estamos na fase de consolidação do projeto, que foi concebido em 1999 e inaugurado em 2002”, destaca Hari Hartmann, presidente do Sindvest Bahia e membro do conselho da Associação Brasil da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

O Condomínio Bahia têxtil ocupa uma área de mais de 20 mil metros quadrados – das quais 15 mil metros quadrados são alocados para as instalações industriais e 5 mil metros quadrados para uso comercial. As indústrias que fazem parte do equipamento são responsáveis pela geração de cerca de 800 empregos nas indústrias de fardamento, moda e fitness e têm faturamento médio mensal da ordem de R$ 10 milhões.

As instalações do condomínio empresarial dispõem ainda de uma área comum high tech, que abriga um núcleo de alta tecnologia. Esta área, explica o presidente do Sindvest, sediará uma área para coworking, dotada de equipamentos especiais para atender as indústrias do condomínio e de fora dele. No local também funciona a sede do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções da Bahia e ainda um centro de treinamento de mão de obra.

Um dos membros fundadores do condomínio, Hari Hartmann destaca o diferencial deste modelo de atuação que, para muitos negócios, foi a tábua de salvação ao longo dos anos e, em especial, no período da pandemia. “A proximidade física facilita de forma extraordinária a mudança de rumo, quando necessário”, destaca o empresário.

VISITA

Nesta quarta-feira, 27.04, o Bahia Têxtil recebe a visita do presidente da Abit, Fernando Pimentel. Ele vem a Salvador, a convite do presidente do Sindvest, para uma série de compromissos, entre eles, a participação na abertura da Feira Bahia Expo e Negócios, dia 28.04. Na oportunidade ele irá compor um painel que discutirá as perspectivas para o setor têxtil brasileiro.