13 de maio de 2022

Complexo de serviços do Sistema FIEB é oficialmente inaugurado em Juazeiro

FIEB IEL SENAI SESI
Unidade Integrada do Sistema FIEB foi inaugurada oficialmente na última sexta-feira (13). Fotos: Gilson Pereira/Coperphoto/Sistema FIEB.

Lideranças da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), autoridades, representantes de organizações parceiras e empresários participaram, nesta sexta-feira (13), em Juazeiro (Bahia), da inauguração oficial da Unidade Integrada Carlos Gilberto Farias, que reúne serviços do Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O evento contou também com as presenças das famílias do empresário e ex-presidente da FIEB, Carlos Gilberto Farias, falecido em 2014, e do músico João Gilberto, que dá nome à Escola do SESI na unidade. “Não temos dúvida que o Vale do São Francisco é um polo de crescimento no interior do estado e nós estávamos devendo a entrega deste equipamento para Juazeiro, a terra onde nosso amigo Carlos Gilberto empreendeu, formou família e dedicou tida uma vida de trabalho”, disse o presidente da FIEB, Ricardo Alban, bastante emocionado.

Em nome da família, a filha de Carlos Gilberto, Cristiane Faria, agradeceu a homenagem, lembrando que o pai sempre acreditou na educação como vetor de desenvolvimento para a sociedade. “Ele sempre sonhou com a interiorização dos serviços do Sistema FIEB e acreditava que a aprendizagem era a grande oportunidade para promover a mudança de vida das pessoas”, afirmou.

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, destacou a importância do complexo para o desenvolvimento da região. “Tanto para Juazeiro como Petrolina – PE, que são cidades-irmãs com enorme potencial”, pontuou. Também presente ao evento, o prefeito da vizinha Petrolina, Simão Duran, também falou da necessidade de parceria com o município baiano e que a Unidade beneficia todo o Vale.

O diretor do SENAI Bahia, Rodrigo Vasconcelos, explicou a atuação do SENAI na região: “Hoje nós temos 22 unidades na Bahia e esta unidade atende especificamente a região norte da Bahia, juntamente com outras duas bases de apoio, uma em Jacobina e outra em Senhor do Bonfim, sendo que nosso foco aqui é voltado para educação profissional”.

Já o superintendente do SESI-BA, Armando Neto, destacou o empenho das equipes para que os serviços fossem levados ao interior do estado e anunciou: “Nossa meta é chegar a mil alunos aqui na Escola de Juazeiro”.

O superintendente do IEL, Evandro Mazo, pontuou que a atuação do Instituto tem como foco a inserção de jovens no mercado de trabalho e o desenvolvimento de carreiras, ao mesmo tempo em que é função do IEL ajudar empresas a se tornarem mais competitivas. “Esta é a nossa contribuição para a sociedade prospere”, disse.

A inauguração contou também com as presenças do secretário estadual da Agricultura, Leonardo Bandeira, representando o governador Rui Costa, dos presidentes da FAEB, Humberto Miranda, da Fecomércio, Carlos Andrade, do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khouri, além de diretores do Sistema FIEB, presidentes de sindicatos industriais e representantes dos poderes municipais de Juazeiro, Remanso, Jaraguá e Senhor do Bonfim.

Alunos da Escola SESI João Gilberto, em Juazeiro, durante uma aula.

Unidade – Localizada em Juazeiro, na Bahia, na Rodovia BA-210, Km 0 s/n, Distrito Industrial, a unidade integrada tem como ponto de referência a rotatória do Mercado do Produtor. A nova sede possibilitou que as populações do município e de cidades vizinhas contem com um equipamento moderno, com infraestrutura completa.

Galpão de aulas práticas do SENAI oferece ambiente que reproduz chão de fábrica de diversas áreas industriais.

Com um investimento de R$ 22 milhões, a unidade tem 11 mil metros de área construída. O complexo conta com um prédio dedicado à educação, em que o SESI tem nove salas de aula e cinco laboratórios e o SENAI possui seis salas de aula e dois laboratórios. A estrutura tem também uma quadra coberta, auditório para 100 pessoas, cantina e um espaço maker. Um galpão de aulas práticas, que agrega oito salas, completa o equipamento de aprendizagem.

Na edificação destinada à área de saúde e o administrativo são nove consultórios, sala de coleta de exames, sala de exames radiológicos, além da recepção. Já o centro esportivo possui piscina semiolímpica, duas quadras de tênis, e dois campos de futebol Society.