1 de dezembro de 2022

Trabalhadoras do setor de vestuário realizam mamografia gratuita

Ação foi promovida pelos sindicatos das indústrias de vestuário em parceria com o SESI.

Em Salvador, ação foi realizada no Condomínio Bahia Têxtil, na Cidade Baixa. Foto: Divulgação / Sindvest.

O Brasil deve registar mais de 66 mil novos casos de câncer de mama em 2022, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O dado reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. Uma iniciativa dos sindicatos das indústrias do setor de vestuário de Salvador e de Feira de Santana, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), atendeu 250 trabalhadoras do segmento, que realizaram exame de mamografia gratuitamente.

A ação, realizada anualmente, tem como objetivo contribuir para a saúde das colaboradoras do segmento, que emprega mão de obra majoritariamente feminina. Em Salvador, a iniciativa envolveu 120 mulheres.

“O sindicato mobiliza presencialmente as indústrias para a liberação das costureiras, e como a ação é realizada no Condomínio Bahia Textil, onde boa parte delas trabalha, facilita o acesso e o rápido atendimento”, comenta o presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest), Hari Hartmann.

Subsíndico do Condomínio Bahia Têxtil, onde a ação foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro, Marco Aurélio Vitória ressalta a importância da iniciativa para a valorização das funcionárias. “Mostra que as empresas, o condomínio e os sindicatos se importam com o bem-estar e a saúde delas e que buscamos ações que tragam benefícios para nossos colaboradores. Para isso, contamos com a parceria do Sistema FIEB”, diz.

Em Feira de Santana, 130 colaboradoras de empresas do setor realizaram o exame na unidade do SESI no município, nos dias 20 e 21 de outubro. “Nós ficamos muito satisfeitos por poder contribuir para que essas mulheres se previnam contra o câncer de mama. É sabido que o diagnóstico precoce é fundamental para a cura da doença”, ressaltou o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest Feira), Edison Virgínio Nogueira.

Além da mamografia gratuita, a ação Outubro Rosa também conta com ações educativas, palestras e distribuição de materiais informativos, que visam divulgar e fortalecer as recomendações para prevenção e diagnóstico precoce da doença. “O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Essa iniciativa é importante, pois quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores as chances de cura”, destaca a gerente de saúde ocupacional do SESI, Cristina Pacheco.