Últimos dias para se inscrever no Prêmio IEL de Talentos
Empresas baianas têm até este sábado (31) para inscrever programas de estágio e de formação de novos talentos que estão ajudando a construir um mercado de trabalho mais promissor
Termina neste sábado, dia 31 de maio, o prazo para inscrição na 22ª edição do Prêmio IEL de Talentos, iniciativa organizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que reconhece empresas, instituições de ensino e estudantes que se destacam em programas de estágio. A premiação valoriza práticas que contribuem para a formação profissional de jovens talentos voltados à pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os interessados devem acessar o site https://www.ielbahia.com.br/premio_iel/regulamento-e-inscricao/ para preencher os formulários e consultar os regulamentos das categorias.
De caráter inclusivo e abrangente, a premiação é voltada para empresas de todos os portes que têm programas intermediados pelo IEL. O objetivo é dar visibilidade a boas práticas de organizações que abrem suas portas para estagiários, bolsistas e jovens aprendizes, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados, motivados e alinhados com os desafios atuais do mercado.
A iniciativa reforça que inovar não exige, necessariamente, grandes investimentos, dando visibilidade a ações simples e acessíveis capazes de gerar transformações significativas e impactos positivos no ambiente corporativo. Um exemplo é o projeto da empresa Ônix de contabilidade que concorre à categoria Estágio Inovador. Assinada pelos estagiários Laura Carvalho Santos e Rafael Leal Conde, a iniciativa consiste na criação de uma plataforma de intranet acessível a todos os colaboradores, que estimula o compartilhamento de informações e ideias em tempo real.
Contra a ansiedade digital – A ideia do Prêmio IEL de Talentos é valorizar e reconhecer estas contribuições, destacando as ideias dos jovens talentos, que colaboram diretamente para a otimização de processos e o aumento da eficiência na rotina de trabalho, fortalecendo o papel estratégico do estágio no desenvolvimento das empresas.
A premiação também é uma oportunidade de mostrar o quanto a experiência prática pode transformar a vida de alguém que está começando a vida profissional. Em um cenário marcado pela chamada “ansiedade digital”, em que a maioria dos jovens da Geração Z busca resultados fáceis e imediatos, o IEL procura estimular a perseverança, a busca por qualificação e a resiliência.
Categorias – O Prêmio possui três grandes categorias: IEL Estágio, Inova Talentos e Destaque, que, por sua vez, se dividem em diferentes modalidades. A premiação envolve etapas regionais e uma etapa final (nacional). Os semifinalistas regionais (os primeiros lugares) avançam automaticamente para a competição na fase nacional, coordenada pelo núcleo central do IEL.
Categoria IEL Estágio
Essa categoria tem foco na valorização de boas práticas nos programas de estágio, tanto por parte das empresas quanto das instituições de ensino e dos próprios estagiários. Ela é subdividida em três modalidades:
- Educação Inovadora: reconhece instituições de ensino técnico profissional ou superior que desenvolvem práticas educacionais inovadoras, voltadas à preparação de profissionais com perfil inovador.
- Estágio Inovador: reconhece empresas que criam programas de estágio diferenciados, com atividades relevantes que realmente contribuem para o aprendizado e crescimento dos jovens talentos.
- Estagiário Inovador: premia estudantes que, durante o estágio, demonstraram iniciativa, criatividade e capacidade de propor soluções que impactaram positivamente as empresas.
Categoria Inova Talentos
Voltada para a valorização de projetos de pesquisa aplicada e inovação, essa categoria incentiva a produção de conhecimento relevante e soluções criativas desenvolvidas por jovens pesquisadores em parceria com empresas. O objetivo principal desta categoria é fomentar a cultura da inovação dentro das organizações e estimular a inserção de jovens pesquisadores no ambiente empresarial. Ela é subdividida em duas modalidades:
- Artigo Inovador: premia e destaca produções acadêmicas que tenham aplicabilidade prática e que tragam contribuições significativas para o mercado ou para a sociedade.
- Projeto Inovador: premia iniciativas inovadoras realizadas dentro das empresas, nas quais bolsistas atuam diretamente no desenvolvimento de tecnologias, produtos ou processos que geram impacto positivo.
Categoria Destaque
Ela é subdividida em duas modalidades:
- Sistema S: Tem como objetivo reconhecer instituições de ensino técnico e superior, empresas concedentes de estágio e bolsistas com projetos do Inova Talentos vinculados ao Sistema S (como SENAI, SESI, SENAC, etc.) que se destacaram por suas práticas inovadoras na formação profissional e na execução de projetos, com as seguintes subdivisões:
- Educação Inovadora, que reconhece instituições de ensino do Sistema S com práticas educacionais inovadoras;
- Estágio Inovador, que reconhece programas de estágio do Sistema S com abordagens diferenciadas que promovem a inovação;
- Projeto Inovador, que reconhece bolsistas e tutores do Inova Talentos que desenvolveram projetos inovadores em instituições do Sistema S.
Jovem Aprendiz
Reconhece a empresa com melhor prática de aprendizagem, que, por sua vez, vai indicar o seu Jovem Aprendiz de referência a ser premiado.