Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

16 de março de 2022

UFBA será a primeira universidade a integrar o SENAI CIMATEC Park

CIMATEC

A parceria vai integrar as instituições no desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas

O SENAI CIMATEC e a Universidade Federal da Bahia assinaram, nesta quarta-feira (16), o Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural, documento que dá início a uma parceria de longo prazo entre as instituições, para o desenvolvimento conjunto de pesquisas e soluções tecnológicas, voltados para a inovação e o fomento do setor industrial na Bahia e no Brasil.

O termo de cooperação foi assinado pelo Reitor da UFBA, João Carlos Salles, pelo Presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, e pelo Reitor do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Leone Andrade, em uma cerimônia realizada na Sala dos Conselhos, na Reitoria da Universidade, em Salvador.

A parceria vai proporcionar interação entre as instituições e fortalecer a atuação integrada na região de Camaçari, onde estão localizados o SENAI CIMATEC Park e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFBA, que oferece o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação à comunidade local.

“É uma honra ser a primeira Universidade a ocupar o Science Park. Teremos um lugar de produção de conhecimento de excelência, associado à aplicação do mercado. Os benefícios são imensos, tanto na formação dos nossos alunos quanto para o desenvolvimento da pesquisa científica”, declarou o Reitor da Universidade, João Carlos Salles.

O Science Park é um modelo internacional que permite a integração entre universidades, empresas e instituições com foco na execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que apoiam a indústria com soluções tecnológicas.

Para o presidente da FIEB, a parceria vai gerar resultados efetivos no setor industrial. “A atuação conjunta com a UFBA nos dará mais conhecimento em pesquisa científica e nós precisamos ampliar esse conhecimento para que a gente possa recuperar um hiato que existe na indústria baiana. Esse é o primeiro passo de muitos”, disse Ricardo Alban.

De acordo com o Reitor do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Leone Andrade, o foco da instituição está na realização de pesquisa aplicada para o desenvolvimento de tecnologia e inovação para a indústria. “Faz parte da nossa estratégia intensificar as soluções que, devido à alta complexidade, precisam cada vez mais de pesquisa. A UFBA é uma referência na Bahia. Iremos atuar de forma integrada desde a pesquisa até a inovação do produto no mercado, uma instituição complementando a outra”, declarou.

SENAI CIMATEC Park

Inaugurado em 2019, o complexo tecnológico do SENAI CIMATEC tem uma importância global e está equipado para apoiar o desenvolvimento das empresas industriais do Brasil e do mundo, a partir de patamares internacionais de competitividade.

Na primeira fase da implantação do Parque, foram investidos U$ 20 milhões. Onze galpões já estão instalados no local e outros nove estão sendo construídos. A infraestrutura do SENAI CIMATEC Park ocupa uma área de 4 milhões de m² e conta com laboratórios avançados, plantas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco, espaços para startups industriais, centros de tecnologia e empresas industriais de base tecnológica. É um projeto de longo prazo, que se consolidará em trinta anos.

Fonte: Comunicação SENAI CIMATEC

Notícias relacionadas

EN PT