11 de janeiro de 2022

Tempo de fortalecer o associativismo

Empresas já podem fazer a contribuição sindical voluntária, recolhida anualmente, no mês de janeiro

Em momentos desafiadores como os que o setor industrial vem enfrentando nos últimos anos, a atuação dos sindicatos empresariais e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) tem sido fundamental para a retomada do processo de competitividade e produtividade.

Uma das formas de fortalecer a atuação sindical patronal e assegurar uma representação empresarial forte e atuante em defesa dos interesses do setor se dá por meio da contribuição sindical anual.

É por meio desta contribuição que os sindicatos patronais tornam viável o custeio das atividades das entidades representativas na defesa de interesses e na representação junto aos órgãos governamentais e fóruns de deliberação. Também é graças a esta contribuição que as entidades patronais conseguem viabilizar convênios e parcerias entre sindicatos e empresas, assegurando novas oportunidades de negócios e desenvolvimento.

TABELA DE CONTRIBUIÇÃO

Considerando a importância do associativismo empresarial e o reconhecimento do importante papel que ele representa, a FIEB disponibilizou aos seus associados a tabela atualizada para aplicação da alíquota de imposto sindical.

O recolhimento da contribuição patronal é proporcional ao capital social registrado na Junta Comercial do Estado, e se dá mediante a aplicação de alíquotas, conforme faixas de incidências, conforme aprovado pela diretoria da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em 2020. Para facilitar o cálculo da contribuição anual, a tabela progressiva pode ser acessada clicando neste link.

É levado em consideração o capital social, ou seja, o valor da empresa no ano anterior para a determinação de valores. Dessa forma, o percentual devido, com alíquotas variando entre 0,02% a 0,8%, é proporcional ao tamanho da empresa.

Não havendo no Estado sindicato representativo de determinada categoria econômica específica, a contribuição deverá ser recolhida em favor da FIEB.

Para emitir a Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU), os empresários podem enviar e-mail para relacoessindicais@fieb.org.br ou entrar em contato pelo telefone (71) 3343-1230 ou whatsapp (71) 98165-8941.