Sistema FIEB participa do Finep Day Feira de Santana
Evento lotou auditório da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para apresentar oportunidades de financiamentos.
O Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) ficou lotado na tarde desta quarta-feira (24) em mais uma edição do Finep Day, a primeira realizada em uma cidade do interior da Bahia. O encontro para fomento da inovação no Brasil reuniu mais de 500 empreendedores e membros da comunidade acadêmica para divulgar oportunidades de financiamento disponíveis para empresas de todos os portes e instituições de pesquisa, que podem captar recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis.
O Finep Day foi uma oportunidade para aproximar todos os setores do edital de financiamento Finep Mais Inovação e dos programas Mulheres Inovadoras, Inovacred e Tecnova III BA. São mais de R$ 50 bilhões de recursos disponíveis para pesquisa, desenvolvimento e inovação até 2026.
Durante o Finep Day, foi assinado um acordo de cooperação técnica de compromisso das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte com a Finep para execução do programa Finep Inovacred. A parceria inclui a difusão das linhas de crédito para empreendedores inseridos na Bahia e para prestação de apoio técnico na elaboração de projetos de inovação passíveis de financiamento. Um escritório dentro do Parque Tecnológico para ajudar interessados em apresentar projetos à Finep também foi anunciado.
Os recursos administrados pela Finep foram apresentados pelo presidente da instituição, Celso Pansera, e por diretores da instituição. A apresentação pode ser acessada através do canal no YouTube da TV Olhos D’Água no endereço https://www.youtube.com/@tvuefsba.
Além de apoiar o evento por meio da FIEB, IEL e SENAI Cimatec, o Sistema FIEB esteve presente com a participação do vice-presidente da FIEB, Luiz Costa Neto, e do superintendente da instituição, Vladson Menezes.“Trata-se do primeiro Finep Day no interior da Bahia. É uma oportunidade de dar conhecimento e de articular recursos voltados para a inovação, que podem e devem ser acessados pelo setor privado, inclusive por empresas de pequeno e médio porte. A participação da FIEB, e do NAC (Núcleo de Acesso ao Crédito) em particular, tem como objetivo justamente essa aproximação entre o empresariado da região, as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) e uma importante fonte de recursos, que é a FINEP”, afirmou Menezes.
Investimento – Na ocasião, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, anunciou que será montado na Uefs um Centro de Referência para a Bioeconomia do Estado da Bahia. ”A partir da biodiversidade, especialmente do semiárido, a gente vai desenvolver fármacos, óleos essenciais para cosméticos e gastronomia. É nessa agroindústria que nasce da agricultura familiar e com base no nosso recurso natural do semiárido que a gente quer investir e é para isso que serve a universidade, para dar apoio nesse processo”, explicou o secretário. O investimento será de R$ 10 milhões.
”Nós temos a produção de conhecimento em ciência e tecnologia. Temos projetos em todas as áreas do conhecimento e nosso papel é fazer tudo que for necessário para servir o nosso estado. Espero que o Finep Day seja a materialização de muitos sonhos. Sonhos que podem transformar a vida de muita gente”, afirmou a reitora da Uefs, Amali Mussi.
*Com informações da Ascom Uefs.