31 de maio de 2022

Sindileite-BA celebra Dia Mundial do Leite com evento em Salvador

FIEB Sindicatos
Foto: Shutterstock

O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), vão realizar uma degustação de produtos lácteos para marcar o Dia Mundial do Leite, comemorado no dia 1° de junho. O evento é aberto ao público.

A ação vai acontecer no Shopping Barra, piso L4/Norte, das 09:00 às 20:00. No local serão degustados queijos, iogurtes, manteigas e leites das marcas Natural Gurt, Davaca, Federicci, Campanella, Dengo, Dugiba, Laticínio Morro Alto, Coopag, Bufalíssima, e Leitíssimo, indústrias de laticínios baianas filiadas ao Sindileite.

Sobre o Dia Mundial do Leite

O Dia Mundial do Leite foi instituído em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), com o objetivo de incentivar o consumo de laticínios pela população, alertando sobre a importância desses produtos para uma alimentação equilibrada.

De acordo com a ONU, o ideal é consumir de 200 a 220 litros por ano, o que equivale a três porções diárias de leite e derivados. Porém, os brasileiros ingerem apenas cerca de 160 litros por ano.

Um dos principais nutrientes do leite é o cálcio, essencial para a formação óssea. Os produtos derivados do leite são as principais fontes dietéticas de cálcio, pois apresentam maior biodisponibilidade nesse grupo alimentar. A ingestão de cálcio na juventude diminui o risco de osteoporose na idade adulta.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), o Brasil ocupou a quinta posição no ranking mundial de produção de leite em 2014, atrás da União Europeia, Índia, Estados Unidos e China. A Bahia é o sétimo estado brasileiro na produção de leite e ainda importa de estados vizinhos parte do leite consumido internamente.

O quê: Dia Mundial do Leite

Quando: 1º de Junho