Simagran-BA é finalista do Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024
Projeto Bege Bahia Sustentável está entre os 12 selecionados pela Confederação Nacional da Indústria na categoria Sindicato
O Projeto Bege Bahia Sustentável, desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (Simagran-BA), está entre os 12 finalistas do Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A iniciativa buscou soluções tecnológicas para a reutilização dos estoques remanescentes não comercializáveis da lavra do Bege Bahia, transformando-os em produtos. As propostas incluem, por exemplo, soluções de reaproveitamento voltadas para o setor da construção civil e aplicação como corretivo para solo.
O projeto foi desenvolvido em parceria com SENAI CIMATEC, unidade credenciada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e envolve outras instituições, como o Sebrae, a Associação dos Empreendedores de Mármore Bege Bahia (Assobege), e o Instituto de Desenvolvimento do Mármore Bege Bahia Gianfranco Biglia (IDEM – GB).
“O projeto apresentou novas oportunidades de produtos para materiais que estavam sem destinação, mostrando para os empresários outras formas de atuação com o Bege Bahia. Com as soluções apresentadas, as empresas passam a ter mais oportunidades de mercado, o que pode impactar positivamente a geração de empregos na cidade de Ourolândia”, ressalta o presidente do Simagran-BA, Carlos Araújo.
Os vencedores serão anunciados no dia 27 de novembro, no Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em Brasília. Serão premiadas três iniciativas de cada categoria, classificadas em 1º, 2º e 3º lugares. Além disso, os vencedores vão compartilhar suas experiências em uma mesa-redonda durante o ENAI.
Na categoria Sindicato, além do projeto do Simagran, também concorreram outras onze iniciativas baianas. São elas: Encontro Baiano dos Laticinistas (Sindileite); Encontro Técnico de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb); Expotech (Saneantes da Bahia e Sindcosmetic); Comunicação Integrada Sindibrita (Sindibrita); Compete Moda Bahia – CMB (Sindvest Feira de Santana); Semana de Inovação de Ilhéus (Sinec); Construnordeste (Sinduscon); HUB da Construção (Sinduscon), Sexta da Construção (Sinduscon); Seminário da Indústria Gráfica (Sigeb) e Sindpacel Day (Sindpacel).
“Com os projetos inscritos, sindicatos baianos de diferentes segmentos industriais mostram a importância do associativismo, através de ações que projetos que fortalecem a indústria baiana e, desta forma, contribuem para o desenvolvimento do nosso estado”, destacou a gerente de Relações Sindicais da FIEB, Manuela Martinez.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024 tem como objetivo reconhecer federações e sindicatos empresariais que se destacaram na promoção e fortalecimento do sistema sindical da indústria. No total, foram 307 ações inscritas nas duas categorias, sendo 243 de sindicatos e 64 de federações.