Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

8 de novembro de 2024

Simagran-BA é finalista do Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024

FIEB Sindicatos

Projeto Bege Bahia Sustentável está entre os 12 selecionados pela Confederação Nacional da Indústria na categoria Sindicato

Apresentação do Projeto Bege Bahia Sustentável no SENAI CIMATEC. Foto: Divulgação

O Projeto Bege Bahia Sustentável, desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares do Estado da Bahia (Simagran-BA), está entre os 12 finalistas do Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A iniciativa buscou soluções tecnológicas para a reutilização dos estoques remanescentes não comercializáveis da lavra do Bege Bahia, transformando-os em produtos. As propostas incluem, por exemplo, soluções de reaproveitamento voltadas para o setor da construção civil e aplicação como corretivo para solo.

O projeto foi desenvolvido em parceria com SENAI CIMATEC, unidade credenciada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e envolve outras instituições, como o Sebrae, a Associação dos Empreendedores de Mármore Bege Bahia (Assobege), e o Instituto de Desenvolvimento do Mármore Bege Bahia Gianfranco Biglia (IDEM – GB).

“O projeto apresentou novas oportunidades de produtos para materiais que estavam sem destinação, mostrando para os empresários outras formas de atuação com o Bege Bahia. Com as soluções apresentadas, as empresas passam a ter mais oportunidades de mercado, o que pode impactar positivamente a geração de empregos na cidade de Ourolândia”, ressalta o presidente do Simagran-BA, Carlos Araújo.

Os vencedores serão anunciados no dia 27 de novembro, no Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em Brasília. Serão premiadas três iniciativas de cada categoria, classificadas em 1º, 2º e 3º lugares. Além disso, os vencedores vão compartilhar suas experiências em uma mesa-redonda durante o ENAI.

Na categoria Sindicato, além do projeto do Simagran, também concorreram outras onze iniciativas baianas. São elas: Encontro Baiano dos Laticinistas (Sindileite); Encontro Técnico de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb); Expotech (Saneantes da Bahia e Sindcosmetic); Comunicação Integrada Sindibrita (Sindibrita); Compete Moda Bahia – CMB (Sindvest Feira de Santana); Semana de Inovação de Ilhéus (Sinec); Construnordeste (Sinduscon); HUB da Construção (Sinduscon), Sexta da Construção (Sinduscon); Seminário da Indústria Gráfica (Sigeb) e Sindpacel Day (Sindpacel).

“Com os projetos inscritos, sindicatos baianos de diferentes segmentos industriais mostram a importância do associativismo, através de ações que projetos que fortalecem a indústria baiana e, desta forma, contribuem para o desenvolvimento do nosso estado”, destacou a gerente de Relações Sindicais da FIEB, Manuela Martinez.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024 tem como objetivo reconhecer federações e sindicatos empresariais que se destacaram na promoção e fortalecimento do sistema sindical da indústria. No total, foram 307 ações inscritas nas duas categorias, sendo 243 de sindicatos e 64 de federações.  

Notícias relacionadas