Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

24 de setembro de 2024

SESI e Ufba fazem parceria para completar escolaridade de servidores da Universidade

EJA SESI
A superintendente executiva de Educação e Cultura do SESI Bahia, Clessia Lobo, ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento profissional. Fotos: Antônio Cavalcanti/Coperphoto/Sistema FIEB.

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Serviço Social da Indústria – SESI Bahia celebraram, no último dia 16, uma parceria que ofertará turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Fundamental e Médio – para servidores técnico-administrativos da Universidade que ainda não possuem a Educação Básica completa.

A iniciativa, que se dá no âmbito do Programa de Preparação para Qualificação dos Servidores e das Servidoras da Universidade Federal da Bahia (PROPEQ), possibilitará reconhecimentos na carreira profissional, na medida em que tal qualificação gera incentivo remunerado, de acordo com a previsão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

Servidores da Ufba poderão completar sua escolaridade por meio da EJA do SESI Bahia.

“É um dia de imensa alegria e emoção estar aqui. Agradeço ao SESI pela disposição pela parceria, que vai possibilitar que esses doutores nos seus ofícios recebam esse canudo”, afirmou o reitor da Ufba, Paulo Miguez de Oliveira, referindo-se ao diploma que os servidores vão receber ao completarem seus estudos.

Na ocasião, os trabalhadores conheceram a metodologia e proposta pedagógica da EJA do SESI. Eles puderam fazer atividades diagnósticas e efetivaram as matrículas. Foi destacada a metodologia de Reconhecimento de Saberes do SESI, que está em sintonia com o Programa de Preparação para Qualificação da UFBA, uma vez que atenderá servidores adultos com vasta experiência profissional em suas funções nas unidades e órgãos da instituição.

“Esta parceria representa um movimento histórico, possibilitando a ascensão dos matriculados na carreira acadêmica, profissional e pessoal, ao reconhecer suas décadas de experiência e saberes adquiridos na UFBA”, celebrou a superintendente executiva de Educação e Cultura do SESI Bahia, Clessia Lobo.

Estiveram presentes também na ocasião o pró-reitor de Desenvolvimento de Pessoas da Ufba, Jeilson Barreto, a chefe do Núcleo de Capacitação da Universidade, Eumara Maciel, e a representante da ASSUFBA Sindicato, Virgínia Valadão.

Equipe da EJA do SESI apresentou a metodologia e a proposta pedagógica da formação.

Formato – Com vistas à oferta flexível da Educação de Jovens e Adultos, o SESI oferta os cursos com 80% do processo em plataforma de ensino à distância e 20% de forma presencial, e duração estimada de 12 meses. Há o aproveitamento dos conhecimentos (formal, informal e não formal) adquiridos nas experiências de vida e de trabalho por meio do método de Reconhecimento de Saberes, não possuindo seriação, e com foco na prática com atividades do cotidiano, partindo de um currículo contextualizado com o mundo do trabalho.

Notícias relacionadas