SESI comemora resultado do Workshop de Moda e Figurino e anuncia continuidade para 2025
Projeto voltado para a cadeia de moda e economia criativa mobilizou criadores e empresários baianos
“Um projeto inovador, responsável por trazer à luz diversos talentos e por despertar nos jovens novos interesses”. Foi como a empresária e diretora do Sindicato das Indústrias de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest), Eunice Habibe, classificou o projeto Ciclo de Workshop de Moda & Figurinho. Iniciativa do SESI Cultura, voltado para o fomento da economia criativa de Salvador, com foco na moda, figurino e design, o projeto encerrou no final de outubro com painéis e exposições de produtores locais. A boa notícia é que a iniciativa deu tão certo que terá continuidade em 2025.
“O Workshop de Moda e Figurino surgiu como parte das ações promovidas pelo Centro Cultural SESI Casa Branca, em 2024, para dinamizar a cultura da região da Cidade Baixa. Realizamos, com esta mesma proposta, a Mostra SESI de Cinema – Cine SESI, que também foi um sucesso. A orientação da superintendência do SESI Bahia é de que a gente dê continuidade a estas duas iniciativas”, explica Catarina Laborda, gerente do SESI Cultura.
Ela explica que, no caso do Workshop de Moda, o objetivo do SESI não foi apenas propor um produto cultural, como também promover uma iniciativa integrada à cadeia produtiva do vestuário. “Trouxemos o viés da criação artística, mas explorando a história destes criadores de moda e figurino como inspiração para outros profissionais que atuam na cadeia produtiva da área”, explica Catarina.
Para isso, o SESI buscou o apoio do Sindvest de forma a atrair o público do Condomínio Bahia Têxtil, localizado no bairro do Uruguai, e os empresários do segmento. “A ideia foi trazê-los para participar das discussões e mostrar o que vem sendo feito no mundo da moda na Bahia”, conta.
A programação foi recheada de experiências envolvendo jovens criadores de moda da periferia de Salvador que estão rompendo as fronteiras do estado. É o caso do cocriador da marca Dendezeiros, Hisan Silva, que fez uma palestra na qual apresentou a história da marca e falou sobre processo criativo.
POTENCIAIS
Para Eunice Habibe o evento catalisou diversas propostas: “dar oportunidade para os artistas da área de economia criativa da moda, música, cinema mostrarem seus trabalhos, mas também vi a comunidade da região toda participando e vivenciando a experiência, despertando nos jovens outros interesses”, complementa.
“Vi naquela exposição o potencial de muita gente daqui e que a gente talvez não esteja enxergando. Tem pessoas prontas e outras se inspirando e se formando neste ecossistema de arte”, pontuou a empresária. Para Eunice, o SESI foi muito feliz e contribuiu muito com esta iniciativa.
ATIVIDADES
Durante três meses, entre julho e outubro, o Centro Cultural SESI Casa Branca desenvolveu atividades formativas voltadas para o segmento de moda e figurino, envolvendo artistas, empresas, agentes, estudantes e trabalhadores do setor de moda e design.
Foram realizados seis workshops, com duração de duas horas cada, se dividindo em três momentos: exposição, discussão e conclusão. Na pauta: desenho e croqui, conceitos, técnicas de costura e confecção, design criativo e personalização e gestão dos acervos.
Foram convidados profissionais e representantes de grifes do segmento, a exemplo de Meninos Rei e Chico Peres, Agamenon e Maurício Pedrosa, Saraí Reis e Guida, Nós Macramê e Rainha Loulou, Zuarte e Leo Teles, além de Maurício Martins e Thiago Romero.
No encerramento do projeto, foram realizadas seis exposições de figurinos utilizados em espetáculos e criados por figurinistas diferentes. Cada exposição teve duração de 15 dias, no Foyer da Sala Letieres Leite, que integra o SESI Casa Branca.
ENCERRAMENTO
O encerramento do Ciclo de Workshops sobre Moda &Figurino ocorreu dia 31.10, com palestras e a realização de uma roda de conversa. Na oportunidade, a deputada Lídice da Mata, que preside a Frente Parlamentar Mista da Economia Criativa e é autora do Projeto de Lei 2732/22, que cria a Política Nacional de Desenvolvimento da Economia Criativa, falou sobre o tema “Economia Criativa e seus impactos no mercado baiano e nacional”.
A Roda de Conversa sobre o tema “Economia Criativa da Indústria da Moda na Bahia”, reuniu nomes de destaque do ecossistema de moda baiano, como Carlos Cruz (Periferia do Futuro), Jonas Bueno (Projeto Focus), Madá Negrif (Negrif) e Eunice Habibe (Sindvest), com mediação da estilista Mônica Anjos.
O evento foi encerrado com um desfile de modelos da Periferia do Futuro vestindo a marca Negrif. A iniciativa, uma realização do SESI Bahia, por meio do SESI Cultura e do Centro Cultural SESI Casa Branca, foi resultado de parceria com o Condomínio Bahia Têxtil e o Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest). O projeto realizado através do Edital de Cultura do SESI Nacional, na linha de fomento Formação.