SESI Bahia realiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, em Itapagipe, sediou a competição estadual, que recebeu estudantes de 16 cidades
Mais de 400 estudantes da capital e 15 cidades do interior da Bahia participaram da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada pelo SESI Bahia no último sábado (31). O segundo maior evento de robótica realizado anualmente no estado tem como objetivo contribuir para democratizar o acesso à tecnologia e estimular a criação de projetos de robótica.
O gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho, ressalta que a importância da OBR é muito maior do que os prêmios. Na competição, estudantes que já foram competidores viraram treinadores de equipes de garagem, muitos deles já visualizam a área como escolha profissional.
“Quando a gente pensa em acessibilidade de uma educação tecnológica, de inovação, a gente vê na OBR este acesso está na mão desses meninos e meninas. A robótica possibilita novas perspectivas, por isso a gente diz que é robô e muito mais, pois transforma vidas”, afirma.
A etapa estadual é a parte da Modalidade Prática da Olimpíada em que equipes formadas por estudantes dos ensinos fundamental e médio/técnico competem nas categorias Robótica de Resgate e Robótica Artística. A melhor equipe de cada categoria, conquistou uma das 4 vagas para a etapa nacional, que vai acontecer em Goiânia, entre 11 e 17 de novembro.
Para o estudante Enzo Machado, 17, da equipe RoboHero, da Escola Flordenice da Costa, de Simões Filho, que ficou em primeiro na categoria Robótica de Resgate Nível 2, e vai à competição nacional, em Goiânia, a vitória teve um gosto especial. “É a segunda vez que ganhamos e agora vamos nos preparar muito para buscar algo maior na Olimpíada Nacional”, disse.
O jovem Pedro Lucas da Silva, 19, aluno do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Eunápolis, integrante da equipe Ifbotics, que ficou em 1º lugar na Modalidade Artística Nível 2, todo o esforço valeu a pena. “Foram 12 horas de viagem para estarmos aqui, mas tudo valeu: todas as tardes no laboratório, cada gota de suor que caiu”, comemorou.
E mesmo para quem não segue para uma nova etapa em competições, novas portas se abrem. A equipe de garagem Includers, do projeto Include, que monta laboratórios de tecnologia em comunidades e tem um núcleo no Nordeste de Amaralina, participou pela primeira vez da OBR e levou o prêmio Design de Robô. “A gente não imaginava, estamos muito felizes. Trouxemos nosso laboratório com cinco integrantes e deu certo!”, celebrou Taila Oliveira Melo, 14.
Salvador vai sediar mundial de robótica em 2025
A capital baiana foi a cidade escolhida no Brasil para sediar a Robocup, maior competição de Robótica do mundo, em 2025. O anúncio oficial foi feito durante a realização da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Etapa Bahia, na Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino, em Itapagipe, neste sábado (31).
A “Copa do Mundo da Robótica” acontecerá de 15 a 21 de julho no próximo ano. “Fomos escolhidos pois temos experiência e uma das maiores comunidades Robocup no mundo, graças à OBR. No ano passado, foram mais de 15 mil participantes. Nenhum país tem tantos alunos em idade escolar participando de eventos nacionais. Essas etapas estaduais e parcerias com instituições como o SESI nos dão credibilidade, foram fatores preponderantes”, explicou o presidente da Robocup Brasil, Marcos Simões.
O coordenador da Liga SESI Robótica, Fernando Didier, explica que a robótica de base, com estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, vem sendo desenvolvida pelo SESI Bahia há 10 anos. Um investimento que gera resultados pedagógicos e em competições. Um exemplo disso é a equipe dos alunos da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, que foi a melhor na categoria F1 in Schools do torneio nacional de robótica educacional Festival SESI de Educação 2023-2024 e irá representar o país no mundial de F1 schools, em novembro. “A robótica desperta habilidades e oferece novas oportunidades para crianças e jovens”, acrescenta Didier.
Veja abaixo a premiação: