SESI Bahia participa de jornada científica do Colégio Villa
Iniciativa da instituição tem como objetivo despertar o interesse pela Ciência nos estudantes e o SESI teve a oportunidade de apresentar projetos do seu programa de Iniciação Científica
Estudantes e professores da Escola SESI compartilharam com estudantes do Colégio Villa, em Salvador e Lauro de Freitas, suas experiências com a iniciação científica, nesta quinta e sexta-feiras, 22 e 23.2. Eles participaram como convidados do evento Disparador – Villa Science Exhibition, do Villa Global Education, jornada científica promovida pela escola com o objetivo de inspirar e incentivar nos estudantes da instituição o interesse pela pesquisa científica.
A proposta da organização do evento foi levar aos alunos do Villa a experiência do SESI que, desde 2015 desenvolve, na capital e interior, o Programa SESI de Iniciação Científica, nas séries finais do ensino fundamental e médio. Com resultados importantes em eventos científicos nacionais e internacionais.
Participaram do evento os alunos da Iniciação Científica da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, localizada no bairro do Retiro, em Salvador. Acompanhados do professor orientador Anderson Rodrigues e do gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho, cinco estudantes pesquisadores do 3º ano – Ellen Rayane Santos, Giulia Fonseca, Julia Ferreira, Pablo Freitas Santos e Yasmin Arruda – tiveram a oportunidade de trocar ideias com os estudantes e falar sobre suas rotinas na prática da pesquisa científica na Escola SESI.
Eles participaram do encontro nas duas unidades do Colégio Villa de Salvador e Litoral Norte na quinta-feira, 22.02. Nesta sexta-feira, 23.02, foi a vez da equipe liderada pela professora orientadora Carolina Alcântara participar, ao lado dos estudantes pesquisadores Heloísa Serra Rodrigues de Souza e Luiz Filipe da Silva Pereira.
INOVAÇÃO
De acordo com a direção do Colégio Villa, o Villa Global Education representa um passo significativo da instituição em busca da excelência acadêmica e da inovação ao realizar o evento “Disparador – Villa Science Exhibition”. O projeto visa ampliar os horizontes científicos dos alunos, incentivando-os a explorar além do currículo tradicional. Desde a educação infantil até o ensino médio, a proposta de iniciação científica da instituição busca desenvolver competências e habilidades científicas.
“Desde a educação infantil até o ensino médio, os estudantes serão estimulados a explorar e construir conhecimento, culminando em entregas tangíveis no ensino médio. A proposta é que os alunos participem de feiras científicas, tanto nacionais quanto internacionais. E para isso, estão trabalhando na iniciação científica e agora com um projeto específico para isso”, explica a diretora pedagógica do grupo, Selma Brito.
O kick-off do projeto ocorreu nesta quinta-feira. Arthur Dias, supervisor de tecnologia educacional e laboratório do Villa conduziu o evento, que marcou o anúncio do novo projeto científico na escola, e contou com a presença especial do SESI.
SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS REAIS
Na avaliação do Colégio Villa, a participação do SESI foi um dos momentos marcantes da programação. De acordo com a instituição, a equipe da Gerência de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia compartilhou insights valiosos sobre a aplicação da iniciação científica. A proposta do SESI é estimular os estudantes a buscarem soluções para resolver problemas reais da sociedade. A Iniciação Científica no ensino médio, segundo eles, abre novas oportunidades de carreira e acaba atuando como uma trilha formativa para a contextualização do conhecimento e aprendizagem significativa das diversas áreas do conhecimento.
“O programa SESI de Iniciação Científica inicia o seu processo mesmo de sistematização em rede, a partir de 2015, com o objetivo de proporcionar ao estudante o protagonismo na construção do seu conhecimento, a partir da elaboração teórica e prática, do letramento científico e tecnológico, para que ele possa empreender ideias inovadoras na solução de desafios reais”, destacou Fernando Moutinho.
Os alunos do SESI tiveram a chance de apresentar seus projetos inovadores para os alunos e professores do Villa Global Education. Um grupo de alunos da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, de Salvador (BA), compartilhou seu projeto de criação de um composto proteico a partir das sobras de peixes para desenvolvimento de uma ração pet, com o objetivo de aumentar a renda das famílias que trabalham no Porto das Sardinhas, no subúrbio ferroviário da cidade.
O evento foi uma ocasião inspiradora que reforçou o compromisso do Villa Global Education em cultivar uma cultura de excelência acadêmica, inovação e sustentabilidade. Este evento exibiu o talento dos alunos e mostrou o potencial transformador da educação quando combinada com a paixão pela descoberta e o desejo de impactar positivamente o mundo ao nosso redor.
A parceria entre a Villa Global Education, o SESI e o SENAI Cimatec visa conectar a escola, os alunos e grandes polos de inovação do mercado nacional e internacional, fortalecendo ainda mais o compromisso com o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.
A participação da Escola SESI no evento reforçou o seu compromisso em promover a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação na educação básica, estimulando estudantes a empreendem seus conhecimentos como jovens pesquisadores na criação de soluções inovadoras e sustentáveis para problemas reais do cotidiano, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics – STEAM).
SOBRE O SESI
O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) tem uma atuação nas áreas de Educação e Cultura e Saúde e Segurança na Indústria. Em Educação, a Rede SESI é composta por 12 escolas, distribuídas pela capital e interior. Maior rede particular de educação do estado, o SESI adota uma metodologia focada no desenvolvimento das habilidades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e socioemocionais. Atividades pedagógicas como robótica educacional e iniciação científica também fazem parte do currículo dos ensinos fundamental e médio. O SESI vem obtendo destaque nas principais feiras científicas nacionais e já representou o Brasil em eventos científicos pré-universitários internacionais a exemplo da ISEF, maior feira científica internacional pré-universitária do mundo que acontece anualmente nos Estados Unidos e reúne estudantes de vários países.
SOBRE O VILLA
Desde a sua concepção, o Villa foi criado como um espaço de aprendizado amplo, onde alunos, professores, diretores e colaboradores podem experimentar, conhecer, crescer, viver, criar e inovar.
A escola sempre abraçou as oportunidades de desenvolvimento, mantendo os olhos atentos e os braços abertos para as mudanças constantes ao seu redor. Isso permitiu que a instituição trilhasse um caminho de inovação, investindo em projetos interdisciplinares, acesso à tecnologia e pesquisas constantes em Pedagogia.
Porém, o Villa também se orgulha de sua tradição. A escola é a concretização do sonho de uma família que está ligada à educação há mais de 60 anos, acumulando experiências, experimentando abordagens e refinando práticas.