SENAI BAHIA conquista 3º lugar em concurso nacional de Educação Profissional para a Economia Verde

Projeto desenvolvido em parceria com a BYD formou 160 profissionais e levou alunos e docentes para imersão tecnológica na China.
O SENAI BAHIA alcançou o 3º lugar na terceira edição do concurso nacional “Educação Profissional para a Economia Verde”, com um projeto voltado à formação de profissionais para a mobilidade sustentável. A iniciativa premiada, intitulada “Programa de Qualificação em Eletromobilidade em parceria com a BYD”, foi desenvolvida pela unidade SENAI Camaçari, em colaboração com uma das maiores fabricantes de veículos eletrificados do mundo.
O anúncio dos vencedores aconteceu no dia 7 de outubro, durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), promovida pelo Ministério da Educação (MEC), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O concurso é uma realização conjunta do MEC com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com execução técnica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), dentro dos projetos Assistec Inova e Profissionais do Futuro.
O projeto do SENAI BAHIA se destacou pela inovação e impacto. Ao todo, 160 pessoas foram capacitadas em eletromobilidade, e 36 alunos, juntamente com três docentes, participaram de uma imersão de 55 dias na China, onde conheceram as instalações da BYD e vivenciaram práticas de ponta na área. A experiência internacional proporcionou transferência tecnológica e contribuiu para a formação de profissionais altamente qualificados, alinhados às demandas da economia verde e ao desenvolvimento regional.
A premiação faz parte do projeto Profissionais do Futuro II: Competências para a Economia Verde, uma parceria entre o MEC e a GIZ, com apoio do governo alemão, por meio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ).
Nesta edição, o concurso recebeu 12 inscrições, todas envolvendo parcerias entre instituições de Educação Profissional e Tecnológica e empresas públicas ou privadas, com foco na transição justa e sustentável no Brasil.