Seminário apresenta estratégias para alavancar produtividade e vendas
Evento foi promovido pelo Sindvest no auditório da Federação das Indústrias da Bahia.
Em um cenário econômico ainda incerto, para se manter competitivas no mercado as empresas buscam melhorar a produtividade e incrementar as vendas. Para apoiar as empresas do setor de confecções neste desafio, o Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest) realizou, nesta quinta-feira (27.01), o seminário Produtividade e vendas: as melhores estratégias para alavancar o seu negócio.
“Produzir mais, melhor e em menos tempo, entender o mercado e aprender a se comunicar de forma adequada são fundamentais para o crescimento dos negócios. Independentemente do porte da empresa, é preciso se capacitar e se adequar a esta realidade, que é global”, destacou o presidente do Sindvest, Hari Hartmann.
O evento gratuito foi realizado no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e também contou com transmissão ao vivo pela internet. Na abertura do encontro, o presidente da FIEB, Ricardo Alban, ressaltou a importância do tema no cotidiano das empresas. “Quem está na gestão das empresas sabe que produtividade e vendas são fundamentais para os negócios e existem ferramentas que podem nos ajudar. Por trás de tudo isso, estão a inovação e a tecnologia, que são nossas aliadas”, disse.
A busca contínua por inovação e pela melhoria dos processos também foi um ponto abordado pelo consultor Marcelo Bervian, especialista em Inovação e Difusão Tecnológica, que apresentou estratégias para aumentar a produtividade e o resultado. “É preciso rapidez para solucionar os problemas e implantar soluções, simplicidade, praticidade e continuidade das ações. O gestor tem que fazer o acompanhamento contínuo e aperfeiçoar a estratégia adotada”, destacou Bervian.
O consultor explicou que o acompanhamento dos indicadores é essencial para a construção de uma estratégia com foco na eficiência produtiva. Neste sentido, ele elencou pontos que devem ser analisados, a exemplo do histórico de faturamento, o ticket médio por produto, a margem de lucro para cada produto e o histórico de produção.
Já o especialista em Varejo e Marketing Internacional, Bruno Nery, falou sobre a importância do planejamento de marketing estratégico. Ele reforçou que antes de partir para a ação, é preciso definir o posicionamento de marca, além dos objetivos e metas das empresas. “Hoje em dia todo mundo fala de marketing digital, mas muitas empresas esquecem de organizar a base, definir seus objetivos, entender o público-alvo, definir sua missão, visão e valores. É preciso saber onde a empresa está, aonde se quer chegar e identificar as ferramentas que podem contribuir para isso”, pontuou.
O evento contou com a participação da gestora de projetos do Sebrae-BA Eliane Correia, que lembrou aos participantes que a instituição tem um projeto específico para a área de moda e que a instituição está disponível para apoiar o crescimento das empresas do setor.