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27 de janeiro de 2022

Seminário apresenta estratégias para alavancar produtividade e vendas

FIEB Sindicatos

Evento foi promovido pelo Sindvest no auditório da Federação das Indústrias da Bahia.

Representantes de empresas do segmento de confecções participaram do evento realizado no auditório da FIEB. Foto: Divulgação.

Em um cenário econômico ainda incerto, para se manter competitivas no mercado as empresas buscam melhorar a produtividade e incrementar as vendas. Para apoiar as empresas do setor de confecções neste desafio, o Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest) realizou, nesta quinta-feira (27.01), o seminário Produtividade e vendas: as melhores estratégias para alavancar o seu negócio.

“Produzir mais, melhor e em menos tempo, entender o mercado e aprender a se comunicar de forma adequada são fundamentais para o crescimento dos negócios. Independentemente do porte da empresa, é preciso se capacitar e se adequar a esta realidade, que é global”, destacou o presidente do Sindvest, Hari Hartmann.

O evento gratuito foi realizado no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e também contou com transmissão ao vivo pela internet. Na abertura do encontro, o presidente da FIEB, Ricardo Alban, ressaltou a importância do tema no cotidiano das empresas. “Quem está na gestão das empresas sabe que produtividade e vendas são fundamentais para os negócios e existem ferramentas que podem nos ajudar. Por trás de tudo isso, estão a inovação e a tecnologia, que são nossas aliadas”, disse.

A busca contínua por inovação e pela melhoria dos processos também foi um ponto abordado pelo consultor Marcelo Bervian, especialista em Inovação e Difusão Tecnológica, que apresentou estratégias para aumentar a produtividade e o resultado. “É preciso rapidez para solucionar os problemas e implantar soluções, simplicidade, praticidade e continuidade das ações. O gestor tem que fazer o acompanhamento contínuo e aperfeiçoar a estratégia adotada”, destacou Bervian.

O consultor explicou que o acompanhamento dos indicadores é essencial para a construção de uma estratégia com foco na eficiência produtiva. Neste sentido, ele elencou pontos que devem ser analisados, a exemplo do histórico de faturamento, o ticket médio por produto, a margem de lucro para cada produto e o histórico de produção.

Já o especialista em Varejo e Marketing Internacional, Bruno Nery, falou sobre a importância do planejamento de marketing estratégico. Ele reforçou que antes de partir para a ação, é preciso definir o posicionamento de marca, além dos objetivos e metas das empresas. “Hoje em dia todo mundo fala de marketing digital, mas muitas empresas esquecem de organizar a base, definir seus objetivos, entender o público-alvo, definir sua missão, visão e valores. É preciso saber onde a empresa está, aonde se quer chegar e identificar as ferramentas que podem contribuir para isso”, pontuou.

O evento contou com a participação da gestora de projetos do Sebrae-BA Eliane Correia, que lembrou aos participantes que a instituição tem um projeto específico para a área de moda e que a instituição está disponível para apoiar o crescimento das empresas do setor.

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