Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

29 de junho de 2022

Sebrae e FIEB reforçam atendimento às pequenas indústrias baianas

FIEB NSFS
Na foto: Jorge Khoury (Sebrae), Ricardo Alban (FIEB) e Vladson Menezes (FIEB) Foto: Dario G. Neto/ASN Bahia

Carlos Baumgarten | Agência Sebrae de Notícias

O Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) reforçaram, nos últimos anos, as ações para fortalecimento das pequenas indústrias baianas. Desde 2021, as duas instituições atuam, por meio de uma parceria firmada, no sentido de aumentar a competitividade desses empreendimentos em diversas frentes. No primeiro semestre de 2022, o convênio foi ampliado, criando o Núcleo de Serviços Fieb/Sebrae, que tem a expectativa de atender um número ainda maior de pequenas indústrias.

A parceria inclui ações para acesso a crédito orientado, internacionalização, sustentabilidade. O objetivo principal da iniciativa é impulsionar a retomada da economia baiana, com soluções que contribuam para o fortalecimento das micro e pequenas empresas industriais da Bahia.

Essa iniciativa começou, em 2021, com foco em acesso acredito e, ao longo de um ano, atendeu mais de 580 empresas, que tiveram a oportunidade de obter informações sobre linhas de financiamento junto a instituições financeiras. O atendimento foi realizado pelo Núcleo de Acesso a Crédito da Fieb, e, por meio das bases, em sete cidades, alcançou empresários de mais de 90 municípios. O resultado foi a liberação de mais de R$ 11,9 milhões em crédito para esses empreendimentos.

Agora, com a parceria ampliada, o Núcleo de Serviços Fieb/Sebrae está com base de atendimento em 10 cidades: Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Além das bases, o Núcleo de Serviços também atende os municípios do entorno. A expectativa é ampliar o número de cidades atendidas e chegar a um total de até 600 empresas até março de 2023.

Superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury ressalta a importância da parceria com a Fieb, no sentido de levar soluções efetivas para o setor, a partir do levantamento das demandas de quem vivencia as atividades no dia a dia. Ele destaca também a importância das pequenas indústrias para a economia baiana. “Pensando na contribuição para a economia baiana, que impacta na geração de emprego e renda, é nosso papel, enquanto Sebrae, trabalhar para fortalecer os pequenos negócios de todos os setores. Não é diferente na indústria, um setor altamente competitivo e precisa de ações, especialmente nas áreas de inovação e acesso a mercado”, afirma.

Mercado Internacional

No campo da internacionalização, o objetivo é divulgar e disponibilizar serviços para o processo inicial das micro e pequenas empresas que desejam acessar o mercado internacional. Nessa área, algumas ações também já estavam sendo realizadas por meio da parceria entre Sebrae e Fieb.

Uma delas é o projeto Beleza Bahia, concluído em maio de 2022, que capacitou empreendimentos dos segmentos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (hppc), confecções, acessórios, bolsas e calçados, com foco na missão prospectiva internacional a Portugal, realizada em novembro de 2021. Na ocasião, cerca de 15 empresas participaram da missão, conforme avaliação do chamado ‘grau de maturidade de internacionalização’.

Outro projeto similar realizado nesse sentido foi o Sabores Bahia, concluído em dezembro de 2021, que abrangeu capacitação, mentorias, rodadas de negócio virtual, contemplando os setores de alimentos e bebidas.

Já o projeto Viver Bahia segue a mesma linha, levando, capacitação, mentoria com rodada de negócios virtual para os setores de construção civil, mármores e granitos, tintas, móveis, cerâmica, revestimentos que exerçam ou desejem exercer atividade exportadora.

Na busca pelo mercado internacional, os setores atendidos são estratégicos, nos quais a Bahia possui competitividade para internacionalização, conforme demonstrado por estudos da Fieb e da Apex Brasil.

Sustentabilidade e setor gráfico

A parceria inclui ainda uma série de serviços para questões relacionadas a sustentabilidade, a exemplo de assessoria e capacitação para licenciamento ambiental.

Já no apoio ao setor gráfico, será realizado um estudo para propor ações a empresas nessas áreas. A ideia é identificar desafios e oportunidades, entraves burocráticos e propor ações e incentivos para modernização dessas empresas.

Atendimento

Empresárias e empresários do setor industrial que desejam buscar o atendimento do Núcleo de Serviços Fieb/Sebrae podem entrar em contato pelo e-mail nac@fieb.org.br ou no WhatsApp no número (71) 98109-3885.

Outras ações

Parceiros de longa data, o Sebrae e a Fieb também buscam promover inúmeros eventos para fomentar os pequenos negócios do setor industrial, que hoje representam 94% das 17 mil indústrias existentes na Bahia, segundo dados da CNI.

No Sebrae, são 14 projetos de atendimento, que incluem os diversos segmentos da indústria: alimentos, bebidas, construção civil, moda (vestuário, couro, calçados, fardamentos, entre outros), gráficas e comunicação visual, plásticos, entre outras. O Sebrae tem participação também nos conselhos temáticos da Fieb: Copemi (Pequena Indústria) e CCPCEBA (Comitê da Construção), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor industrial e principalmente para a inserção dos pequenos negócios de forma competitiva nas principais cadeias produtivas do estado.

O apoio a grandes eventos está também no hall de iniciativas do Sebrae junto às pequenas indústrias. Recentemente, por exemplo, foi realizada a Bahia Expo & Negócios (de 29 de abril a 1º de maio), que contou com a participação de aproximadamente 100 pequenas indústrias do estado, que puderam expor seus produtos.

O Sebrae apoio também três edições do Fórum da Indústria, nos anos de 2019, 2020 e 2022, reunindo, ao todo, 1,5 mil pessoas.

Há diversas parcerias também com a Gerência de Relações Sindicais e os principais sindicatos da indústria, com foco na construção de uma estratégia de atendimento e operacionalização das ações da trilha denominada Jornada Indústria 360.

Para 2022, a meta é atender mais de 400 pequenos negócios industriais com consultorias, missões, capacitações e eventos de negócios para os segmentos priorizados.

Jorge Khoury reitera a missão do Sebrae nas ações de apoio e incentivo às pequenas indústrias, levando em conta o contexto de retomada da economia. “A partir dessas ações, buscamos impulsionar a retomada da economia baiana como um todo, com soluções que contribuam para o aumento das micro e pequenas empresas industriais”, conclui.

Notícias relacionadas