Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

29 de janeiro de 2024

Representantes da FIEB visitam empresas no extremo sul da Bahia

FIEB
Representantes da FIEB visitaram cinco empresas do extremo sul da Bahia. Foto: Divulgação

Cinco empresas do extremo sul da Bahia receberam a visita de representantes do Sistema FIEB entre os dias 23 e 26 de janeiro.  A agenda deu início a um novo projeto da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) para reforçar o trabalho de aproximação da instituição e das entidades que a integram – SESI, SENAI, IEL, CIMATEC, CIEB – com as empresas industriais do interior do estado.

Nos encontros, foram apresentados os produtos e serviços oferecidos pelo Sistema FIEB para apoiar a competitividade da indústria, nas áreas de Educação e Qualificação Profissional, Capacitação Empresarial e Saúde Segurança do Trabalho.

“Essa iniciativa vai fortalecer a relação entre o Sistema FIEB e as empresas do interior do estado, contribuindo para uma atuação mais assertiva, focada nas especificidades locais, buscando apoiar as indústrias nos desafios enfrentados”, destacou o superintendente da FIEB, Vladson Menezes.

O executivo visitou as empresas acompanhado pela gerente de Relações Sindicais da FIEB, Manuela Martinez, do gerente do SESI, Alexandre Regis; do gerente do SENAI, Evandro Oliveira, da coordenadora do IEL, Tamiris Lima, além de Poliana Silva, do Núcleo de Serviços FIEB-Sebrae e da coordenadora de curso do SENAI, Andressa Lima de Araujo.

Entre as empresas visitadas está a Suzano, do segmento de celulose. Situada no município de Mucuri, a indústria emprega mais de 1.800 pessoas. “A visita dos representantes da FIEB a nossa unidade de Mucuri foi muito produtiva. Essa interação entre FIEB e Suzano é importante para o entendimento de desafios e oportunidades regionais do setor. A partir deste diálogo, ficamos com ótimas expectativas de mais parcerias estratégicas futuras que beneficiarão toda a região do extremo sul”, avaliou o gerente de Relações Corporativas da Suzano, André Brito.

Em Eunápolis, os representantes do Sistema FIEB estiveram na empresa Cesconetto, que produz mais de 20 milhões de ovos por mês e emprega 540 funcionários; além da Veracel, que tem mais de mil colaboradores. “A Veracel vê com muito bons olhos essa iniciativa. O relacionamento fica mais fácil a partir do momento em que a equipe do sistema FIEB entende a necessidade do nosso negócio, vê a abrangência da nossa atuação e o quanto a gente contribui para a região”, ressaltou o diretor industrial da Veracel Celulose, Ari Medeiros.

O empresário Erivelto Carlette, diretor da Alluny Cosméticos, de Itabela, também acredita que a iniciativa vai contribuir para o aumento da competitividade. “Na visita os representantes do Sistema FIEB puderam verificar de perto as nossas demandas. O encontro foi muito produtivo e com certeza vamos colher bons frutos”, comentou.

Já no município de Medeiros Neto, a comitiva visitou a agroindústria Usina Santa Maria, que conta com mais de 2.200 funcionários. Voltada para produção de etanol, a empresa está em fase de expansão com uma nova fábrica para produção de açúcar. Desde o ano passado, cerca de R$ 150 milhões foram investidos na nova planta e em uma usina termelétrica.

“Esse trabalho de interiorização é importante para que a gente possa conhecer melhor de que forma o Sistema FIEB pode contribuir para apoiar nossa empresa”, disse o presidente da empresa, Luiz Carlos Queiroga Cavalcanti.

A programação incluiu, ainda uma reunião com representantes da Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul (ADEX).

Notícias relacionadas