6 de dezembro de 2022

Projeto SEJA! Saberes da EJA forma terceira turma em Camaçari

EJA SESI
A cerimônia de formatura aconteceu no Teatro Alberto Martins, em Camaçari. Fotos: Gilberto Júnior/Copephoto/Sistema FIEB.

Nesta última quinta-feira (01), 85 jovens e adultos moradores de Camaçari e Dias d’Ávila celebraram a realização de um sonho: concluir o Ensino Médio, além de um curso de qualificação profissional. Eles fazem parte da terceira turma de Ensino Médio Profissionalizante do SEJA! Saberes da EJA, uma iniciativa patrocinada pela Braskem e realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A cerimônia de formatura aconteceu no Teatro Alberto Martins, em Camaçari.

O projeto se configura como uma oportunidade para jovens e adultos elevarem a escolaridade, utilizando as mais modernas práticas de educação, já que associa o ensino a distância com uma metodologia de reconhecimento de saberes. O método identifica e valoriza os conhecimentos adquiridos ao longo da formação e experiência de vida do aluno, permitindo que ele concentre os esforços nos conteúdos que não foram sistematizados. O principal ganho é a redução do tempo de curso para conclusão.

“A educação é uma ferramenta de transformação social potente, através dela conseguimos gerar oportunidades reais para esses jovens e adultos que com isso podem melhorar suas vidas, de suas famílias e das comunidades onde vivem. Esse projeto é um bom exemplo disso”, destaca Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos do SESI Bahia, Gisele Freitas, destaca que é papel do SESI apoiar as empresas industriais na realização de projetos, colocando a serviço das organizações a expertise do SESI Bahia voltadas para a educação, apoiando indiretamente o desenvolvimento das comunidades.

O projeto SEJA!, que já beneficiou cerca de 300 pessoas desde 2018, visa transformar a vida do aluno, fortalecer sua autoestima e identidade sociocultural, além de estimular a qualificação, oferecendo os cursos de formação profissional. Desta forma, os estudantes fizeram, em paralelo aos Ensino Médio, um dos três cursos de formação profissional: Conferente, Assistente de Planejamento e Controle da Produção e Agente de Inspeção da Qualidade.

Para a aluna Ana Cláudia de Santana Silva, 33 anos, ter participado do SEJA! foi uma oportunidade única e muito gratificante. Formada em assistente de produção, a moradora de Camaçari acredita que ter concluído o Ensino Médio juntamente com um curso profissionalizante vai lhe abrir portas para progredir na vida e trabalhar numa grande empresa que é o seu sonho. “Me sinto apta a atender as exigências do mercado”, afirma.

Ir cada vez mais longe é o desejo de Abraão dos Anjos Parnaíba, 18 anos. Morador de Dias D’Ávila, ele pretende agora dar prosseguimento aos estudos. “O SEJA! foi um aprendizado diferente, foi uma experiência de crescimento pessoal que representou um passo adiante na minha vida”, pontua, acrescentado que a partir de agora pretende entrar para a faculdade.