Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

27 de julho de 2022

Alunos do Projeto SEJA participam da Roda de Conversa Julho das Pretas

Educação EJA SESI

Iniciativa teve como objetivo refletir sobre o protagonismo da mulher negra na sociedade


Com o objetivo de refletir sobre o Julho das Pretas e o protagonismo da mulher negra na sociedade, em razão da passagem do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, o Projeto Seja! Saberes da EJA realizou uma roda de conversa, no Teatro Alberto Martins, em Camaçari. O evento (o encontro) abriu a programação de uma série de atividades promovidas pelo Seja com os alunos em torno do tema.

O evento, realizado no dia 19 de julho, reuniu os alunos e convidados para debater a importância do dia 25 de julho e da representatividade da mulher negra nos diversos cenários e contextos da sociedade, em especial, no contexto da indústria.

A ação foi um desdobramento das oficinas presenciais do curso de educação de jovens e adultos EJA Profissionalizante (Ensino Médio com qualificação profissional) do Projeto Seja. De acordo com a professora do SESI, Gicélia da Cruz, que foi uma das debatedoras da mesa-redonda, o encontro foi antecedido de atividades multidisciplinares, incluindo literatura e textos de poetisas negras, como Conceição Evaristo.

A iniciativa reuniu, além da professora Gicélia da Cruz, a colaboradora da Braskem Jéssica Silva, que também é egressa da rede SESI de Ensino. Jéssica, que concluiu o ensino médio na Escola SESI Djalma Pessoa, em Salvador, com qualificação em Petroquímica pelo SENAI Bahia e é graduada em Engenharia Química pela Unifacs, atualmente atua como operadora Junior, na Braskem, em Camaçari.

O debate girou em torno das questões de superação que marcaram a história das duas debatedoras e suas trajetórias de vida, pontuando a importância da educação na transformação da vida delas. “O objetivo foi mostrar que nós negras podemos, queremos e devemos ocupar todos os espaços com qualidade através da educação”, destacou Gicélia. Ela conta que a participação dos alunos foi significativa e que a receptividade foi muito positiva.

Durante a conversa, Jéssica destacou a importância das ações desenvolvidas pela Braskem no sentido de promover diversidade no ambiente de trabalho, com a ampliação do número de mulheres assumindo cargos de gestão e postos estratégicos. Ela lembrou a atuação de mulheres negras que são exemplos pela trajetória na empresa.

Patrocinado pela Braskem e executado pelo SESI Bahia, o projeto atende 105 jovens e adultos das cidades de Camaçari e Dias D’Ávila, com aulas presenciais realizadas na unidade do SENAI de Camaçari.

O encontro também contou com a presença de Ruth Oliveira, gestora do Projeto pela Braskem. A professora Adriana Oliveira atuou como mediadora do debate e o professor Reinaldo Santos participou do evento com um momento musical, juntamente com Gicélia, que interpretou a música “Triste, Louca ou Má”.

Notícias relacionadas