Alunos do Projeto SEJA participam da Roda de Conversa Julho das Pretas
Iniciativa teve como objetivo refletir sobre o protagonismo da mulher negra na sociedade
Com o objetivo de refletir sobre o Julho das Pretas e o protagonismo da mulher negra na sociedade, em razão da passagem do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, o Projeto Seja! Saberes da EJA realizou uma roda de conversa, no Teatro Alberto Martins, em Camaçari. O evento (o encontro) abriu a programação de uma série de atividades promovidas pelo Seja com os alunos em torno do tema.
O evento, realizado no dia 19 de julho, reuniu os alunos e convidados para debater a importância do dia 25 de julho e da representatividade da mulher negra nos diversos cenários e contextos da sociedade, em especial, no contexto da indústria.
A ação foi um desdobramento das oficinas presenciais do curso de educação de jovens e adultos EJA Profissionalizante (Ensino Médio com qualificação profissional) do Projeto Seja. De acordo com a professora do SESI, Gicélia da Cruz, que foi uma das debatedoras da mesa-redonda, o encontro foi antecedido de atividades multidisciplinares, incluindo literatura e textos de poetisas negras, como Conceição Evaristo.
A iniciativa reuniu, além da professora Gicélia da Cruz, a colaboradora da Braskem Jéssica Silva, que também é egressa da rede SESI de Ensino. Jéssica, que concluiu o ensino médio na Escola SESI Djalma Pessoa, em Salvador, com qualificação em Petroquímica pelo SENAI Bahia e é graduada em Engenharia Química pela Unifacs, atualmente atua como operadora Junior, na Braskem, em Camaçari.
O debate girou em torno das questões de superação que marcaram a história das duas debatedoras e suas trajetórias de vida, pontuando a importância da educação na transformação da vida delas. “O objetivo foi mostrar que nós negras podemos, queremos e devemos ocupar todos os espaços com qualidade através da educação”, destacou Gicélia. Ela conta que a participação dos alunos foi significativa e que a receptividade foi muito positiva.
Durante a conversa, Jéssica destacou a importância das ações desenvolvidas pela Braskem no sentido de promover diversidade no ambiente de trabalho, com a ampliação do número de mulheres assumindo cargos de gestão e postos estratégicos. Ela lembrou a atuação de mulheres negras que são exemplos pela trajetória na empresa.
Patrocinado pela Braskem e executado pelo SESI Bahia, o projeto atende 105 jovens e adultos das cidades de Camaçari e Dias D’Ávila, com aulas presenciais realizadas na unidade do SENAI de Camaçari.
O encontro também contou com a presença de Ruth Oliveira, gestora do Projeto pela Braskem. A professora Adriana Oliveira atuou como mediadora do debate e o professor Reinaldo Santos participou do evento com um momento musical, juntamente com Gicélia, que interpretou a música “Triste, Louca ou Má”.