Programa de formação artística inscreve até dia 30 de abril
SESI Bahia é parceiro do Programa Rouanet da Juventude, iniciativa do Ministério da Cultura
Agentes culturais e projetos de formação em linguagens artísticas voltados para jovens em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever até o dia 30 de abril no Programa Rouanet da Juventude. O programa é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) e o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). O link para as inscrições está disponível no site do MinC.
Como parte das ações do programa, nos dias 15 e 16 de abril o SESI Bahia sediou as oficinas de capacitação para os agentes culturais, ministradas por técnicos do MinC, no Centro Cultural SESI Casa Branca e no Teatro SESI Rio Vermelho. As oficinas também foram transmitidas on line para unidades do SESI em Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista.
A capacitação abordou todas as etapas da construção de projetos culturais, desde a concepção da ideia até a execução e prestação de contas. Para quem não conseguiu participar das oficinas ao vivo, é possível conferir capacitação disponível no YouTube do Ministério da Cultura, que traz todas as orientações sobre como inscrever uma proposta no programa.
SOBRE O ROUANET DA JUVENTUDE
O Programa Rouanet da Juventude é voltado à formação artística de jovens entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social. Com R$ 6 milhões já captados junto à Shell Brasil, os projetos selecionados poderão receber até R$ 200 mil em recursos, com foco nas áreas de artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual, humanidades, patrimônio cultural, museus e memória.
Ao menos 50% das iniciativas apoiadas deverão envolver agentes, equipes ou públicos prioritários como mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.