30 de novembro de 2022

Produtores celebram 500 anos da Cachaça de Alambique

CIN Sindicatos
Encontro homenageou produtores e parceiros que ajudam, de alguma forma, o segmento. Foto: Divulgação.

Nesta terça-feira (29), produtores e representantes de entidades envolvidas com a cachaça baiana promoveram o primeiro encontro de uma série para celebrar os 500 Anos da Cachaça de Alambique da Bahia. O objetivo é homenagear e valorizar o produto e todos que vem contribuindo para o seu aprimoramento. O evento, que contou com palestras, exposição fotográfica e sessões de autógrafos de livros, aconteceu na FIEB, em Salvador.

“Ainda há preconceito e associações pejorativas com a cachaça, mas isso está mudando, aos poucos. Fazemos, na Bahia, um produto de alta qualidade e o público precisa conhecer”, explica um dos organizadores do evento, o consultor Massilon Araújo.

De acodo com Araújo, além de ser um produto tradicional, a cachaça é fonte de renda de cerca de 30 mil pessoas em todo o estado. Ele cita um levantamento feito em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio, que mapeou a existência de mais de sete mil alambiques baianos, cada um com três ou quatro trabalhadores na produção. “É uma atividade importante no interior, que garante o sustento de milhares de famílias”, pontuou.

O presidente do Sindcerbe, Jefferson Noya Lima, falou sobre a importância dos produtores se associarem ao Sindicato.

No encontro, o presidente do Sindicato da Indústria da Cerveja e Bebidas em Geral no Estado da Bahia – Sindcerbe, Jefferson Noya Lima, destacou a importância dos produtores se associarem à entidade. “Fazendo parte do Sindicato, os produtores contam com defesa de interesses, uma série de serviços, como a identificação de oportunidades e mercados, além de ganharem maior poder de mobilização e articulação com outras entidades”, elencou.

Na ocasião, autoridades, personalidades, produtores e parceiros foram homenageados pelos organizadores, entre eles o vice-governador do estado, João Leão, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Koury, o músico Del Feliz e a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEB, Patrícia Orrico.