Presidente do Conselho Nacional do SESI conhece projetos do SESI e SENAI na Bahia
Fausto Augusto Junior conheceu iniciativas nas áreas de Educação, Cultura e SST bem como os projetos de inovação desenvolvidos pelo SESI e SENAI no estado
O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Fausto Augusto Junior, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Barbeiro Campos, está na Bahia para uma visita técnica de três dias. O objetivo é conhecer de perto as atividades e projetos desenvolvidos pelo Departamento Regional do SESI. A visita também inclui uma visita ao SENAI Cimatec e ao Cimatec Park, unidades de tecnologia e inovação do SENAI Bahia.
Desde maio à frente do Conselho Nacional, o presidente busca conhecer de perto o trabalho que está sendo realizado nas regionais nas áreas de Educação, Saúde e Segurança na Indústria. “Estamos visitando os diversos estados para conhecer as experiências e o que vem sendo implementado de novo e de inovação. A Bahia é um polo de inovação e estamos aqui para, a partir daí, construir pontes entre os próprios departamentos regionais, que é o papel do Conselho, mas também com o poder público”, pontou Fausto Junior.
Para o diretor-superintendente do SESI, Armando Neto, a vinda do presidente do Conselho do SESI é uma oportunidade de apresentar o que vem sendo desenvolvido pelo SESI na Bahia e de contribuir com sugestões e propostas para o Conselho Nacional. “Tivemos a oportunidade de apresentar a expansão da nossa rede, com uma série de investimentos que foram e estão sendo realizados em toda a Bahia. Também aproveitamos para apresentar projetos e programas que podem amplificar ainda mais o trabalho que já realizamos, seja em Educação ou em SST”, pontuou.
A visita foi iniciada nesta segunda-feira, 2.9, com um encontro na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), durante o qual foi apresentado um panorama do que vem sendo desenvolvido no SESI Bahia e o plano de expansão das atividades para os próximos anos, nas áreas de educação e saúde e segurança no trabalho (SST).
Participaram o diretor-superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, o superintendente de Saúde e Segurança na Indústria, Amélio Miranda, e Cristina Andrade, representando a superintendente de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo, além dos conselheiros do SESI, Carlos Cohim Silva e Valtemir Santos.
A apresentação foi encerrada com um almoço que teve a participação do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos e os executivos do IEL, Edneide Lima, FIEB, Vladson Menezes, SENAI BAHIA, Evandro Mazo, SENAI Cimatec, Leone Peter Andrade, e a superintendente de Serviços Corporativos da FIEB, Larissa Saraiva.
O presidente Carlos Henrique Passos ressaltou o papel do SESI na área de Educação, um dos grandes gargalos que a Bahia precisa superar para assegurar seu desenvolvimento, e falou da contribuição que o SESI pode dar neste campo com suas metodologias inovadoras em áreas estratégicas.
VISITA ÀS UNIDADES
Na segunda-feira à tarde, Fausto Junior visitou a unidade do SESI no bairro do Retiro, em Salvador, uma das maiores unidades do SESI Bahia. Ele conheceu a infraestrutura da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, incluindo laboratórios, salas temáticas e biblioteca, e acompanhou uma apresentação sobre o que é desenvolvido nas áreas de Educação Regular, Educação de Jovens e Adultos e o Programa Vira Vida, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Nesta terça-feira, 03.09, a agenda do presidente do Conselho Nacional foi iniciada com um encontro com a equipe do Instituto SESI de Saúde e Segurança no Trabalho, onde ele conheceu em detalhes as iniciativas na área de SST no SESI Bahia. O Instituto concentra todos os serviços de SST do SESI na capital e é sede também de um Centro de Epidemiologia, responsável por estudos sobre a saúde do trabalhador da indústria.
A programação incluiu uma visita à Escola SESI Djalma Pessoa, a primeira escola de ensino médio do SESI, implantada em 1996, e que serviu de referência para a expansão do ensino médio do SESI em todo o país. Na unidade, ele visitou os laboratórios de Ciências da Natureza, Socioemocional e de Robótica.
ESTAÇÃO CIÊNCIA
A programação prosseguiu com uma visita ao Centro Cultural SESI Casa Branca, onde o presidente do conselho conheceu a Estação Ciência, um mini SESI Lab baiano, localizado na unidade do SESI do bairro de Itapagipe. A Estação Ciência é um museu de ciência e tecnologia mantido pelo SESI Bahia. Inaugurado em 2022, visa incentivar de forma lúdica o gosto pela ciência e tecnologia em crianças e adolescentes.
Além da Estação, ele também conheceu a Orquestra SESI Jovem, formada pelos alunos da Escola SESI Bernardo Martins Catharino, e assistiu a uma apresentação, na Sala de Letieres Leite. O presidente do Conselho Nacional foi recebido pela gerente da unidade, Ana Leila Tourinho, e pela gerente do SESI Cultura, Catarina Laborda.
SENAI CIMATEC
Nesta quarta-feira, 4.9, Fausto Junior visitou, pela manhã, o Cimatec Park. O SENAI Cimatec Park, inaugurado em 2019, é um complexo de inovação industrial que reúne os conceitos de parques científico, tecnológico e de negócios, em uma área de 4 milhões de m², no Polo Industrial de Camaçari.
Ele foi recebido pela gerente executiva do SENAI, Tatiana Ferraz e visitou seis áreas do Cimatec Park: Fábrica de Plantas Pilotos, Manufatura aditiva, Plantas de Pirometalurgia e Hidrometalurgia, Laboratórios de robótica subsea, Laboratório de Desenvolvimento da Produção (LDP-Petrobras, Shell) e o Laboratório de Materiais.
À tarde, o presidente do Conselho conheceu as instalações do SENAI CIMATEC. Trata-se de um dos mais avançados ecossistemas de educação, ciência, tecnologia e inovação do Brasil, especializado em desenvolver educação, pesquisas e soluções para a Indústria e para Micro, Pequenas e Médias Empresas Industriais.
Com sede em Salvador e com um time de mais de 1.300 pessoas, a instituição, sem fins lucrativos, possui uma sólida infraestrutura multicampi que integra Centros Tecnológicos, Educação Profissional e um Centro Universitário, com cursos de graduação, especializações, programas de mestrado e doutorado.
Os Centros Tecnológicos possuem 44 áreas de competência, entre elas: Robótica e Automação, Energia e Sustentabilidade, Saúde, Alimentos, Software e Supercomputação.