Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

5 de outubro de 2023

Prêmio IEL mostra o porquê de se apostar na inovação

Carreiras Estágio IEL Inovação

Premiados da 20ª edição analisam a importância da inovação e dos programas de desenvolvimento de talentos

Por muito tempo o papel do estagiário esteve associado à mão de obra barata e àquela figura do faz tudo, responsável por tarefas de office boy especializado. Isso vem mudando e boa parte disso se deve ao trabalho que o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realiza, com foco na valorização e reconhecimento do estágio e dos programas de aprendizagem e de bolsas de inovação (Inova Talentos) enquanto etapa de captação e formação de talentos para as empresas.

Uma pequena amostra desta mudança fala por si, como é o caso dos resultados do Prêmio IEL de Talentos. Realizado no dia 22 de setembro, o prêmio reconheceu empresas, instituições de ensino, estagiários, aprendizes e bolsistas pelo seu potencial e iniciativas inovadoras.

Na edição do Prêmio IEL de Talentos, na Categoria Estágio, 11 empresas se destacaram nas modalidades Empresa Inovadora e Estagiário Inovador. Bracell, Continental do Brasil, Tecon Salvador, Kofre, Indiana Veículos, Kordsa, Soft Line Consultoria, Sicoob Central BA, Comercial Santos Varejo e Atacado II, Turbo Tech, Atitude Postural Fisioterapia e Bem Estar foram as finalistas desta edição. Já na Categoria Aprendizagem três empresas se destacaram na modalidade Empresa Destaque: Tecon Salvador, Indiana Veículos e HP Terraplenagens e Pavimentações.

Vencedor do 1º lugar na categoria estagiário de média empresa, Caio César Silva, 21 anos, que faz curso técnico em Segurança no Trabalho, considera que ter sido reconhecido na premiação foi uma experiência única. “Foi um dos melhores dias da minha vida ter o reconhecimento pelo projeto para o qual dei muito de mim”, revela. Ele explica que o projeto surgiu da necessidade da empresa de aprimorar e automatizar a gestão de informações de clientes na área de segurança no trabalho. Ele conta que o projeto foi iniciado há um ano e que teve todo o apoio de seus supervisores de estágio.

Além da solução, Caio conta que terminou aprendendo muito sobre a área de Segurança no Trabalho, o que vai contribuir para seu futuro profissional.  “O estágio é uma experiência e recomendo para todo jovem que ainda tem dúvida se faz ou não. O estágio é importante até para a gente ir nichando nosso conhecimento e, no meu caso, o programa da Kofre me deu espaço para eu me desenvolver”, complementa.

Karina Freitas, gerente de Gestão de Pessoas da Kofre, explica que o programa de estágio da empresa busca incentivar a inovação, a criatividade e iniciativas de projetos aplicáveis na empresa e na sociedade.  “A iniciativa premiada traduz a preocupação com vidas humanas relacionadas ao sistema de Saúde e Segurança do Trabalho, garantindo a devida assistência, acompanhamento e envolvimento das demais áreas na saúde, segurança e treinamento do trabalhador e promovendo maior sincronismo entre as áreas”, complementa.

De acordo com a representante da Kofre, “estagiar é desbravar, transformar, agregar através das novas perspectivas e visão de mundo de quem começa uma jornada profissional de sonhos, vontade de realizar e fazer a diferença no mundo. Então, alinhar a cultura e valorizar de forma participativa e colaborativa o ambiente para favorecimento deste crescimento faz com que todos ganhem”, arremata.

O Programa de Estágio da Kofre, além de reconhecer, premiar e valorizar a integralidade do ser humano, também oferece apoio emocional com escuta e participação de atividades diversas durante todo o período de estágio e vínculo dos líderes no desenvolvimento dos talentos. O processo de aprendizagem se dá por meio de trilhas de conhecimento.

A empresa conta com o IEL Bahia trazendo provocações, suporte, melhores práticas de mercado e incentivo ao desenvolvimento dos estagiários com palestras, cursos, encontros e orientações, acrescenta Karina.

TETRA

Equipe da Bracell vencedora nas categorias Empresa e Estagiário Inovadores, na modalidade Empresa de Grande Porte Foto: Jefferson Peixoto/Coperphoto/Sistema FIEB

Na categoria grande empresa, a grande vencedora foi a Bracell, que levou as três colocações de premiação na modalidade de Estagiário Inovador e ainda foi eleita em 1º lugar como Empresa Inovadora. “Sabíamos do potencial dos projetos que foram inscritos, mas o reconhecimento nos trouxe a certeza de que estamos no caminho certo no que tange ao desenvolvimento de pessoas e inovação. Essa premiação empoderou toda a empresa e o sentimento de vitória é coletivo”, traduz Priscilla Sena Reuter, coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da empresa.

Ela conta que a Bracell decidiu realizar um programa de estágio conectado com as novas demandas de mercado e para estruturá-lo, contou com a ajuda do IEL Bahia, desde o processo de sensibilização dentro da empresa, nas etapas que precisavam ser cumpridas, nas competências necessárias e na rede de apoio. “O IEL tem uma equipe de fato diferenciada, compreensiva e aberta a novas ideias”, explica.

O entendimento da Bracell é que muitas vezes este acaba sendo o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho. “A empresa tem uma responsabilidade técnica, oferecendo oportunidades compatíveis com a maturidade e o fluxo de crescente de aprendizado, mas muito além disso, tem responsabilidade que envolve qualidade de vida, permitindo que o ambiente seja um lugar de inspiração, de acolhimento, de desafios e aberto também a receber os ensinamentos de quem chega com novos pontos de vista”, detalha Priscilla Reuter.

O programa de estágio da Bracell tem um ciclo que envolve trilha de desenvolvimento de competências comportamentais, conhecimento técnico on the job, visitas técnicas, avaliação de desempenho, capacitação de mentores e desenvolvimento de projetos suportados pela área.

Além das grandes e médias, o Prêmio IEL de Talentos também reconhece iniciativas nas pequenas empresas. Este ano, a vencedora na modalidade Empresa Inovadora (Pequeno Porte) foi a Soft Line Consultoria em Sistemas de Informação.

EDUCAÇÃO

Ainda na categoria de estágio, foram reconhecidas as instituições de ensino que desenvolvem programas de inovadores na área de Educação. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia conquistou a primeira colocação desta modalidade no Nível Técnico e no Superior. As instituições finalistas técnicas foram a Se7e – Centro Tecnológico (2º lugar) e o Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, que ficou em 3º lugar. Os vencedores no Nível Superior foram a Unijorge em 2º lugar e Senai Cimatec em 3º lugar.

APRENDIZAGEM

Tecon Salvador conquistou o prêmio de Aprendiz Inovador

Na Categoria Aprendizagem, em que o IEL atua realizando a intermediação de Jovens Aprendizes, foram premiados as empresas e os aprendizes: Laíse Camile Lisboa de Almeida, do Tecon Salvador, Josiel Castro dos Santos, da Indiana Veículos, e Ícaro dos Santos Laranjeira, da HP Terraplenagens e Pavimentações, respectivamente 1º, 2º e 3º lugares.

A história de Laíse (veja depoimento) começou no dia 4 de abril de 2022, quando foi admitida no Tecon Salvador, graças a uma parceria da empresa com a Feira de São Joaquim. A empresa realiza um projeto de visitas técnicas voltado para escolas e instituições de ensino para ampliar o conhecimento da comunidade sobre o terminal. Foi daí que surgiu o projeto que a tornou vencedora na 20º Edição do Prêmio IEL de Talentos 2023.

“Eu vi uma possibilidade de expandir esta parceria com estudantes e dar a eles um novo olhar sobre o mercado de trabalho”, conta a jovem que acabou ganhando uma oportunidade de trabalho e se tornou assistente de Recursos Humanos da empresa.  “A Tecon tem o entendimento de que os jovens são o futuro da empresa e busca estimular iniciativas de atração de novos talentos por meio do programa Portas Abertas em que o estudante ao visitar a empresa pode fazer a inscrição do seu currículo”, explica Jaqueline Dantas, que representou a empresa na premiação.

Ela destaca a importância da transformação proporcionada aos jovens por meio da experiência de jovem aprendiz. “Laíse teve a vida modificada ao entrar como jovem aprendiz no Tecon Salvador e pensou em outros jovens. Ela foi inovadora, empreendedora e pesquisadora para dar esta oportunidade aos jovens, em especial, os que estão no entorno da empresa”, ressalta.

INOVA TALENTOS

A Ford se destacou na premiação do Inova Talentos

Também foi destaque nesta edição a premiação do Inova Talentos, programa de bolsas de inovação desenvolvido e operado pelo IEL. O Inova é voltado para profissionais interessados em desenvolver projetos ou ideias inovadoras nas empresas, mediante concessão de bolsa de incentivo com duração de até 3 anos. Para a empresa ter um bolsista de inovação basta apresentar um projeto de inovação para o IEL.

Nesta categoria, foram reconhecidos pela autoria do melhor artigo, Annelise Heidrich Pietro Soares, Gabriel Vasconcellos Bayma, ambos bolsistas, e o tutor Gimaézio Gomes Carvalho da Ford. O Prêmio da Modalidade Projeto Inovador foi para os bolsistas do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia Ford, que conquistaram os 1º, 2º e 3º lugares. Eles desenvolveram pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos utilizando o grafeno, um condutor, como matéria-prima. O IEL Bahia faz a gestão de um ecossistema de mais de 200 pesquisadores da Ford na Bahia.

E quem se interessou pelas oportunidades reveladas por meio do Prêmio IEL de Talentos, a boa notícia é que a pré-inscrição para a edição 2024 da premiação já está aberta. Os interessados devem acessar o portal do IEL.

Conheça a lista de todos os premiados na 20ª Edição do Prêmio IEL de Estágio

Notícias relacionadas