Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

5 de dezembro de 2024

PIB nacional cresce puxado principalmente por Indústria e Serviços

Economia FIEB Observatório da Indústria
Indústria e Serviços foram setores que mais contribuíram para aumento do PIB. Na imagem, planta de indústria química. Crédito: Rafael Martins/Coperphoto/Sistema FIEB. 

O PIB brasileiro apresentou crescimento anual de 3,1% (no acumulado dos últimos quatro trimestres encerrados nos últimos três meses de 2024), segundo dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE. O desempenho positivo do PIB revela uma economia aquecida em praticamente todos os setores, principalmente Indústria e Serviços, de acordo com análise do Observatório da Indústria da FIEB, disponível na Nota Técnica logo abaixo.

De acordo com os dados analisados, a Indústria apresentou incremento de 3,4% no terceiro trimestre de 2024 (taxa anualizada), ante 2,0% em 2023. A Indústria da Transformação e a Construção apresentaram alta de 2,3% e 3,3%, respectivamente. Já a Indústria Extrativa mineral cresceu 4,2%, enquanto os Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP: Eletricidade, Gás, Água, Esgoto e Limpeza Urbana) registraram alta de 7,1%. Por fim, o setor de Serviços apresentou aumento de 3,4% ante 3,1% (em termos anualizados) no mesmo período de 2023. O Comércio cresceu 2,6% no período em análise.

Pela Nota Técnica, “apesar de um cenário macroeconômico global complicado, o país está aquecido com crescimento da atividade e do emprego”. Por outro lado, tem havido desvalorização cambial e aceleração dos preços no país, que impactaram no aumento das taxas de juros pelo Banco Central. Ainda de acordo com o documento, o último relatório Focus/Bacen (29/11/24) aponta que o PIB brasileiro deverá crescer 3,22% em 2024 e a inflação medida pelo IPCA deverá ficar em 4,71%.

Leia abaixo a Nota na íntegra:

Notícias relacionadas