Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

1 de julho de 2022

PGE e SENAI CIMATEC firmam parceria tecnológica

CIMATEC FIEB Tecnologia
Representantes da PGE, Governo e Sistema FIEB participaram do ato Fotos: Valter Andrade/Coperphoto/Sistema FIEB

Contratação por encomenda tecnológica para implantar Inteligência Artificial e acelerar processos jurídicos de demanda de massa é a primeira na história da administração pública da Bahia

Da Ascom/SENAI CIMATEC

Nesta sexta-feira, 01, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o SENAI CIMATEC assinaram um contrato com modelo inédito na administração pública, para desenvolvimento e apoio na implantação de um sistema de Inteligência Artificial (IA), que será utilizado por procuradores para acelerar o andamento de ações judiciais de demandas de massa, nos juizados especiais da PGE. 

O evento para a assinatura do documento foi realizado na sede do SENAI CIMATEC, em Salvador, e contou com a presença do procurador-geral do Estado, Paulo Moreno; da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mara Souza; do presidente da FIEB, Ricardo Alban; do ex-senador da República, Roberto Muniz; e do diretor de Operações do SENAI CIMATEC, Luis Breda.

Ricardo Alban(E) e Paulo Moreno do contrato ocorreu nesta sexta-feira, no SENAI Cimatec

O sistema de Inteligência Artificial que será desenvolvido pelo SENAI CIMATEC vai ser aplicado na solução de demandas de massa recebidas pela PGE. A ferramenta será capaz de identificar, categorizar e auxiliar a Procuradoria nas respostas ao público, diminuindo o tempo de espera.

De acordo com o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, existem hoje mais de 300 mil ações judiciais somente na esfera civil, na Região Metropolitana de Salvador, que precisam de celeridade. “O crescimento do atendimento dessa demanda vai ser exponencial, não consigo mensurar a capacidade que isso vai ter, é um divisor de águas impressionante”, disse.

Além de acelerar a resposta ao público, o procurador-geral destacou que a utilização de Inteligência Artificial servirá de inspiração para Procuradorias de outros estados. “Nós já vamos apresentar esse projeto em uma reunião com os procuradores-gerais do Nordeste, em Pernambuco”.

Para o presidente da FIEB, Ricardo Alban, o contrato entre SENAI CIMATEC e PGE representa uma oportunidade de demonstrar a ampla capacidade inovadora do Sistema S. “Nós estamos inovando no modelo de relacionamento com o setor público, na utilização de ferramentas com Inteligência Artificial, e a PGE está inovando no processo de interseção com outras instituições. É uma oportunidade de benchmarking com a área de serviços públicos”.

Luís Breda, diretor do SENAI Cimatec e Mara Souza, secretária de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado

A Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mara Souza, lembrou que a contratação por encomenda tecnológica – que é a contratação direta de serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para solução de problema técnico específico – se tornou possível após a publicação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em outubro de 2021. “Essa parceria entre a PGE e o CIMATEC é um marco na forma como o poder público compra inovações. A gente espera que esse seja o primeiro de muitos na esfera pública”.

Notícias relacionadas