17 de março de 2022

Oportunidades de negócios são apresentadas no Encontro Empresarial Bahia-Catalunha

CIMATEC CIN Comércio Exterior FIEB

Empresários baianos e catalães se encontraram, nesta quinta-feira (17), para conhecerem as oportunidades bilaterais de comércio e investimentos, além de participarem de uma rodada de negócios e uma visita ao SENAI CIMATEC Park, em Camaçari. O Encontro Empresarial Bahia-Catalunha aconteceu no SENAI CIMATEC, em Salvador.

Evento aconteceu no auditório do SENAI CIMATEC. Foto: Mateus Ribeiro/SDE.

Promovido pela FIEB, em parceria com o governo do estado e a Câmara de Comércio Brasil – Catalunha, com apoio da Embaixada da Espanha no Brasil , o evento reuniu representantes de empresas e instituições públicas que atuam nas áreas ferroviária, portuária e imobiliária, de gestão prisional, soluções elétricas e de iluminação, fusões e aquisições, agroindústria, smart cities, engenharia e promoção de eventos.

“Um mercado tão grande como o brasileiro oferece uma série de oportunidades para as empresas espanholas. E o governo espanhol já expressou, reiteradas vezes, que é prioritário um acordo do Mercosul com a União Europeia”, disse o Cônsul-Geral da Espanha em Salvador, Carlos Pérez-Desoy.

O vice-presidente da FIEB, Angelo Calmon de Sá Júnior, pontuou que a Bahia é um estado-irmão da Catalunha, dado número de imigrantes espanhóis da região que vieram para cá, e que o estado é o segundo no Brasil em importações do país ibérico. “Nosso desejo é que esta corrente de negócios continue se fortalecendo”, afirmou.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil – Catalunha, Javier Mirallas, reiterou o compromisso e a reciprocidade existentes entre a Bahia e a região espanhola, além de lembrar que a Catalunha conta com um cluster universitário para novos âmbitos de cooperação com instituições baianas, especialmente com o SENAI CIMATEC.

Superintendente na Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães apresentou o cenário econômico do estado, apontando as principais oportunidades de negócios e investimentos. Ele citou grandes obras de infraestrutura em perspectiva, como a ponte Salvador-Itaparica, além de projetos de grande porte em elaboração, os quais trarão diversas possibilidades de parcerias.

“O estado já deu os primeiros passos para o Programa Estadual de Hidrogênio Verde, que vai ser catalisador de toda uma cadeia produtiva e que vai impulsionar outra grande iniciativa, o eixo ferroviário Juazeiro-Aratu”, anunciou Guimarães, que também adiantou que será o SENAI CIMATEC o responsável pela realização do Mapa do Hidrogênio Verde, um estudo que vai levantar o potencial desta fonte para a atividade econômica e industrial do estado.

Os representantes de empresas e instituições puderam conhecer também o funcionamento e possibilidades de apoio à indústria que o SENAI CIMATEC oferece, numa apresentação feita pelo diretor de Tecnologia e Inovação da casa, Leone Peter Andrade. O evento contou ainda com as participações do vice-governador da Bahia, João Leão, o ex-senador Walter Pinheiro (sem partido), e o diretor da Câmara de Comércio Brasil – Catalunha, Francisco Arbòs.