13 de março de 2023

“O Brasil precisa ter mais manufaturados”, afirma Jorge Viana.

CIN Comércio Exterior FIEB

Novo presidente da Apex esteve na FIEB, em Salvador, onde falou sobre sua proposta de trabalho na agência.

Convidado da reunião do Conselho de Comércio Exterior (Comex) da FIEB na última sexta-feira (10), o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, falou sobre o potencial exportador do país e a necessidade de agregar valor aos produtos nacionais.

Nos últimos 12 anos o Brasil saiu de 400 milhões de dólares em exportações para US$ 600 milhões. Para Viana, o país desacelerou neste período em relação a anos anteriores e tem uma capacidade muito maior para vender para mercados externos.

Ele defendeu que a criação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – Mdic pelo presidente Lula já é uma sinalização de que o governo vai se preocupar com agregação de valor aos produtos brasileiros. “O Brasil precisa ter mais manufaturados”, disse.

O presidente da ApexBrasil lembrou que, em 2022, dos 334 milhões de dólares que o país exportou, apenas US$ 27 mi foram do Nordeste, sendo a maior parte (US$ 14 milhões) da Bahia. “Os outros US$ 13 milhões vieram de outros oito estados. Sabemos do potencial do Norte e do Nordeste e teremos um olhar diferenciado para ajudar as regiões a avançarem nas exportações”, prometeu.

Em relação às principais dificuldades enfrentadas pelos empresários que buscam exportar – custo de transporte, burocracia, e quantidade de tributos -, Jorge Viana citou países com menos estrutura do que o Brasil, mas que exportam mais, até mesmo produtos tipicamente brasileiros, como castanha e cacau, entre os quais Bolívia, Gana, e Costa do Marfim.

Para ele, faltam políticas direcionadas a certos produtos e aos produtores, entre outras medidas. “Acredito que a Reforma Tributária precisa e irá simplificar o Custo Brasil. Mas também é necessário um bom entendimento entre o setor empresarial, governos locais e governo federal, para que haja uma articulação eficiente com foco nas exportações. No cenário atual, temos tudo para isso acontecer”, pontuou.

O presidente do Comex, Angelo Calmon de Sá Junior, ressaltou a necessidade de se investir em ferrovias e portos no Nordeste. “A indústria baiana e do NE precisa desses canais de escoamento de produção para fazer podermos impulsionar o comércio exterior”, frisou.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Comex, Angelo Calmon de Sá Junior, abaixo na imagem com Jorge Viana. Foto: Divulgação ApexBrasil.

Ainda na FIEB, Jorge Viana teve a oportunidade de encontrar a embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia, e comitiva. Veja abaixo:

Foto: Marina Teixeira/Sistema FIEB.