Novo Processo de Importação Duimp é apresentado na FIEB
A FIEB recebeu, nesta quarta-feira (21), o superintendente adjunto da Receita Federal do Brasil na 5ª Região Fiscal, Ricardo Machado e o gerente do projeto do Novo Processo de Importação DUIMP, auditor fiscal da RFB, Ezequias Moreira, que apresentou o funcionamento do Novo Processo de Importação – DUIMP. O evento foi uma iniciativa da FIEB, por meio do seu Conselho de Comércio Exterior, e da Alfândega da RFB de Salvador.
O novo processo de importação é uma iniciativa da Receita Federal Brasileira de reformulação dos processos de comércio exterior baseado em três pilares: integração, redesenho dos processos e tecnologia da informação. O controle deste novo processo será feito de forma integrada através do Portal Único Siscomex, que foi desenvolvido com uma abordagem “single window”. Esta abordagem, já é utilizada por diversos países para soluções de comércio exterior.
O processo tem por objetivo resolver situações e problemas locais e promover a participação colaborativa entre intervenientes no comércio exterior e órgãos e entidades públicos nos processos de implementação de medidas e de iniciativas de facilitação do comércio.
De acordo com o presidente do Comex, Wilson Andrade, a Receita vem investindo em melhorias para reduzir a burocracia. Implementou o Sistema Portal Único de Comércio Exterior e, mais recentemente, o Operador Econômico Autorizado (OEA), que trouxeram mais agilidade e previsibilidade de cargas nos fluxos do comércio internacional. O Duimp é mais um avanço, no sentido de diminuir a burocracia e o tempo nas exportações. “Reconhecemos este esforço e o diálogo que a instituição vem abrindo com outras entidades e setores para que estas façam suas contribuições para refinar processos e ferramentas”, afirmou Andrade.