Moveba e Sindpacel têm novos presidentes
O Sindicato da Indústria do Mobiliário do Estado da Bahia (Moveba) e o Sindicato das Indústrias do Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão do Estado da Bahia (Sindpacel) têm novos presidentes. A nova diretoria do Moveba tomou posse no dia 17 de maio. Já a nova diretoria do Sindpacel assumiu no dia 13 de maio.
O novo presidente do Moveba para o quatriênio 2024-2028 é o empresário Mauricio Lassmann, que na última gestão ocupava o posto de vice-presidente. Realizada na FIEB, a posse contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.
Engenheiro mecânico de formação, Mauricio Lassman foi um dos fundadores do Moveba, ao lado de outros seis empresários, entre eles, o ex-presidente, João Schnitman, do qual é sucessor. Lassmann é fundador da Telamix, empresa especializada na produção de expositores de metal, fundada há 29 anos.
A nova diretoria do Moveba é composta ainda por Evertton Freitas de Almeida, vice-presidente, Monaliza Velame Matanzas, diretora-secretária, e José Eduardo Mandelli Garber, diretor tesoureiro.
Mauricio Lassmann revela que o maior desafio à frente do Moveba é a ampliação da base de associados. “O sindicato precisa se expandir na Bahia. Hoje, está concentrado em empresas sediadas na capital e Região Metropolitana, além de ter uma empresa em Feira de Santana e em Coração de Maria”, explica. Outro desafio é apresentar às indústrias todos os serviços – soluções, capacitação e recursos tecnológicos – que as entidades do Sistema Indústria podem oferecer por meio do sindicato.
Sindpacel aposta na união e no diálogo
O novo presidente do Sinpacel, Fernando Branco, foi eleito para o triênio 2024-2027. Branco, que representa a Bracell, tem mais de nove anos de experiência no sindicato, no qual ocupou a função de presidente do Conselho Fiscal e assume a presidência no ano em que o Sindpacel, um dos primeiros sindicatos patronais do Estado da Bahia, completa 70 anos.
Na indústria, o novo presidente tem mais de 26 anos de experiência, 22 deles como gestor de empresa multinacional. A nova diretoria do Sindpacel é composta ainda por Aline Cesna, vice-presidente, Ari Medeiros, diretor secretário e Lucas Sartorelli, diretor tesoureiro.
União e Diálogo para um Futuro Sustentável é o lema da nova diretoria da entidade. Para Fernando Branco, o sindicato que cresceu ao lado de grandes indústrias, se destaca por uma representação atuante, em defesa dos interesses das empresas do setor.
À frente da nova gestão, o novo presidente buscará ampliar a representatividade do segmento e compartilhar a visão de que “o desenvolvimento é fruto de um diálogo construtivo entre a iniciativa privada, o setor público e a sociedade”.
“O Sindpacel é reconhecido por buscar soluções que visam o crescimento sustentável e ordenado do setor. Foi também pioneiro ao ter uma mulher como presidente e conta com mulheres atuantes em seus conselhos, provenientes de diversas indústrias associadas. Atuaremos fortalecendo e reforçando a união e o diálogo para um futuro sustentável”, acrescenta o presidente Fernando Branco.