1 de março de 2022

Mobilização realizada pela FIEB resulta na doação de mais de 350 toneladas de alimentos

FIEB Sindicatos

Mais de 24 mil cestas básicas foram doadas para famílias que foram desabrigadas pelas chuvas nas regiões sul, extremo sul e sudoeste do Estado.

Mais de 50 empresas e instituições doaram recursos para compra de itens de primeira necessidade. Foto: Gilberto Jr./ Coperphoto/ Sistema FIEB.

A mobilização realizada pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) para apoiar famílias desabrigadas pelas chuvas que atingiram as regiões sul, extremo sul e sudoeste do Estado, no final do ano passado, resultaram na doação de 355 toneladas de alimentos. O material foi entregue ao Governo do Estado, responsável pela distribuição aos municípios atingidos.

Mais de 50 empresas e instituições (veja lista abaixo) doaram recursos para compra de itens de primeira necessidade, o que resultou na entrega de 24.668 cestas básicas. “Diante dos estragos provocados pela chuva, nós do setor produtivo tínhamos que contribuir para minimizar o sofrimento das famílias atingidas pelas enchentes”, afirmou o presidente da FIEB, Ricardo Alban.

O Serviço Social da Indústria (SESI) também participou da iniciativa. Em janeiro, mais de 5 mil colchões e 4 mil kits com travesseiros, lençóis e fronhas foram entregues em municípios da região sul e sudoeste da Bahia. O material foi adquirido com recursos doados pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo SESI Bahia.

Além disso, em Ilhéus, a Escola SESI Adonias Filho acolheu cerca de 150 pessoas da comunidade ribeirinha de Vila Cachoeira, bastante atingida pela cheia do rio em dezembro. A unidade do SESI na região adquiriu e doou mais de 3,2 mil unidades de água mineral de 1,5 l, 318 cestas básicas e outros itens como cobertores, toalhas de banho, lençóis e fraldas descartáveis. O material foi distribuído para os municípios de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Coaraci, Ubaíra e Itape.

Já na região sudoeste do estado, o SESI doou mais de 5,9 mil unidades de água mineral de 1,5 l, 212 cestas básicas, 545 cobertores, além de itens como kit higiene (creme dental, escova de dente, sabonete e desodorante) e toalhas de banho. O material foi distribuído nas cidades de Vitória da Conquista, Jequié, Itapetinga, Itambé e Itororó.

Sindicatos industriais

Para a mobilização, a FIEB contou com o apoio dos seus sindicatos filiados. Um deles foi Sindpacel, que articulou a participação das empresas e parceiros do setor de papel e celulose.

Além desta articulação, alguns sindicatos industriais também realizaram ações em prol das famílias das regiões atingidas pelas chuvas. O SINEC, que atua na região sul do Estado, realizou ações para apoiar os municípios de Ilhéus e Itabuna, contribuindo com as ações das prefeituras e com equipamentos para Polícia Militar, nas ações de acolhimento às vítimas. O sindicato também arrecadou e distribuiu cestas básicas, materiais de limpeza, lençóis e colchões, além de brinquedos.

O Sipaceb, em parceria com instituições e empresas fornecedoras do setor, doou 60 mil pães. O Sindileite arrecadou 76 mil litros de leite com o apoio das empresas associadas. O Sinduscon arrecadou 975 cestas básicas, 2.106 litros de água, além de itens de higiene e roupas. O Conselho de Infraestrutura da FIEB também contribuiu para a mobilização, apoiando na logística de distribuição das doações oriundas de todo o País.

Confira as empresas e instituições que contribuíram para a compra de cestas básicas:

Agroindústrias do Vale do São Francisco – Agrovale

Amorim Barreto Engenharia

Artemp Engenha

Associação das Federações das Indústrias dos Estados da Amazônia Legal – Ação Pró-Amazônia

Associação de Empresas do Centro Industrial de Aratu

Associação Nordeste Forte

Basf

Birman e Birman Consultoria em Tecnologia da Informação

Bracell Bahia Specialty Cellulose

Braskem

Calçados Pegada Nordeste