Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

29 de novembro de 2021

Ministro da Saúde conhece os projetos avançados de inovação do SENAI Cimatec

CIMATEC
Foto: Gilberto Júnior/Coperphoto/Sistema FIEB 

Marcelo Queiroga visitou o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde, em Salvador, ao lado do ministro João Roma 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou nesta segunda-feira, 29.11, o SENAI Cimatec. Ele esteve acompanhado do Ministro da Cidadania, João Roma. Eles estavam de passagem por Salvador para cumprir agenda, no período da manhã. 

No SENAI Cimatec eles conheceram os projetos de inovação desenvolvidos pela entidade, em especial, o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde, criado para desenvolver novas tecnologias voltadas para a indústria da saúde. 

Os ministros conheceram os laboratórios de Microeletrônica (Máquina CEC) e de Equipamentos Biomédicos do ISI Sistemas Avançados de Saúde, e a estrutura da Fábrica Modelo 4.0 com foco Lean Health. Também conheceram o Centro de Supercomputação do SENAI Cimatec, um dos maiores da América Latina. 

Os ministros e sua comitiva tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação do diretor de Tecnologia e Inovação, Leone Peter Andrade, que detalhou o desenvolvimento do SENAI Cimatec que, nos últimos 20 anos, recebeu investimentos da ordem de US$ 200 milhões e atua em 42 áreas de competências. 

O ministro da Saúde Queiroga ao final da apresentação disse que é “uma das premissas do governo Bolsonaro ajudar a iniciativa privada a se desenvolver e mudar a questão estrutural do país”. Ele defende que haja um fortalecimento do Sistema de Saúde e defendeu uma política pública para sedimentar a indústria nacional nesta área, algo que segundo ele, deveria ter sido pensado juntamente com a criação d SUS. 

O ministro João Roma destacou o espírito que dominou as conversas e alinhavou: “Aqui se fala de desafios e soluções. Estamos buscando soluções porque sem estas inovações, não conseguiremos suprir e superar as barreiras tecnológicas”, pontuou. Ele citou a sinergia do SENAI Cimatec e seus diversos parceiros estratégicos que vão muito além e permitem superar entraves e realizar ações transformadoras. 

Redução do Custo Saúde

O presidente Ricardo Alban agradeceu a presença dos ministros e lembrou as diversas parcerias que o SENAI Cimatec vem construindo para viabilizar avanços tecnológicos na indústria da saúde. “Queremos resultado, entregas, estamos conversando com diversos parceiros para que isso se torne uma realidade”, destacou. 

Sobre a visita dos ministros, Alban disse que com tantas demandas e carências que o Brasil tem, “nós precisamos estar sempre mostrando o que nós temos aqui internamente e o que podemos aprimorar. Como nós temos hoje a saúde como o grande X da sociedade brasileira e mundial, queremos mostrar aqui o quanto o SENAI pode colaborar com a redução do custo saúde – o custo SUS, para manter a sustentabilidade dele – e o quanto podemos inovar também, não só internalizar tecnologias, processos e conhecimentos de toda a indústria da saúde mas também criar”, arrematou. 

Notícias relacionadas