Metodologia de inovação muda a realidade de empresas baianas
Evento realizado na sede da FIEB marcou os 10 anos do JOIN e apresentou cases de empresas que mudaram sua trajetória pela inovação
Com o tema Inovação em Jogo, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/BA realizaram nesta terça-feira, 7.11, um café empresarial, que reuniu empresários, bolsistas de inovação e parceiros do IEL, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia. O encontro marcou a comemoração dos 10 anos do JOIN, o Jogo da Inovação, metodologia desenvolvida pelo IEL Bahia e que já apoiou mais de 130 empresas.
O evento foi aberto com uma palestra sobre o tema “Economia 2025: necessidades e tendências em inovação”, ministrada por Mateus Couto, que tem uma experiência em tecnologia e inovação e uma atuação ativa no ecossistema de inovação baiano.
Na sequência, Sandro Lisboa, diretor da Softline; Loyola Neto, CEO da Ecoloy; Cristina Bittencourt, diretora de Inovação da Embasa, e Gustavo Secco, diretor da Novabrink, participaram de um painel com representantes de empresas que implementaram o JOIN. Eles compartilharam suas experiências de inovação e também falaram dos impactos positivos da inovação nas empresas.
Coordenadora de Negócios, Sandra Pasta lembra que o JOIN é uma metodologia desenvolvida em 2013 pelo IEL Bahia para apoiar as empresas na estruturação do seu processo de inovação. “Por meio do JOIN, as empresas têm a possibilidade de melhorar os seus processos, melhorar a sua gestão, criar novos produtos e aperfeiçoar os seus produtos”, explica. “O JOIN é uma tecnologia de gestão da inovação prática e aplicável, que estimula a colaboração e a criatividade nas empresas”, acrescenta.
Além de marcar os 10 anos do JOIN, o objetivo do evento foi destacar a importância da inovação para a competitividade das indústrias baianas. Tércio Calmon, coordenador de Indústria do Sebrae/BA falou da importância do trabalho que tem sido desenvolvido pelo IEL Bahia. “A gente entende que inovação junto com a produtividade são pilares muito importantes para o desenvolvimento industrial. E a gente precisa trabalhar esses pontos de forma leve, lúdica e acessível para essas empresas. O IEL nos ajuda muito com soluções e um portfólio muito interessante e efetivo que nos permite trabalhar inovação, produtividade e outros gargalos de forma muito lúdica”, destaca.
Mais de 130 empresas do estado já implementaram o JOIN. Grande parte delas são de micro e pequeno portes e tiveram subsídio do Sebrae. Outro destaque dessa parceria é a realização de oficinas JOIN em instituições de ensino no âmbito do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Usando jogos de inovação, o IEL já realizou mais de 100 oficinas no estado, com a participação de centenas de estudantes, que tiveram a oportunidade de experimentar métodos como o design thinking para desenvolver soluções para desafios de setores, de empresas e da sociedade em geral.
Prêmio Nacional de Inovação
Empresas baianas atendidas pelo IEL Bahia têm se destacado graças à implementação do JOIN, obtendo reconhecimento nacional como vencedor ou finalista do Prêmio Nacional de Inovação. É o caso da BMD Têxteis, vencedora em três edições da premiação.
“Em 2012, 2013, eu estava conversando com o pessoal do IEL e a gente tinha algumas dores. Uma delas era que a gente fazia muito esforço e obtinha pouco resultado nas ações ligadas à inovação. A gente sentia falta de ter uma sistematização do nosso processo de inovação”, explica João Paulo Cardoso, diretor da BMD.
A empresa fez parte da segunda turma do JOIN em 2013 e, em 2014, reestruturou o planejamento estratégico sob a ótica da inovação. “Logo depois, em 2016, a gente se inscreveu pela primeira vez no Prêmio Nacional de Inovação e, para nossa grata surpresa, a gente ganhou na categoria mais concorrida, que é a Gestão da Inovação”, conta o empresário.
A BMD seguiu colecionando conquistas e este ano conquistou mais um destaque no Prêmio de Inovação. “Agora em setembro, fomos finalistas em duas categorias: em Inovação para Sustentabilidade e destaque em Saúde, Segurança no Trabalho”, complementa.