7 de fevereiro de 2023

Melhoria nas exportações passam pelo fortalecimento da indústria, diz CNI

CIMATEC CIN CNI Comércio Exterior
Renato Fonseca, da CNI, apresentou as 20 propostas prioritárias para melhorar as exportações brasileiras. Foto: Divulgação.

Convidado da 1ª. reunião do Conselho de Comércio Exterior da FIEB (Comex), realizada nesta terça-feira (7) no SENAI CIMATEC, o superintendente de Desenvolvimento Industrial da CNI, Renato da Fonseca, falou das propostas para melhorar as exportações apresentadas pela instituição ao novo governo.

Elas integram um conjunto de sugestões que tem como objetivo maior o fortalecimento do setor produtivo. “Propostas para melhorar o Comércio Exterior brasileiro passam, necessariamente, por uma retomada da indústria com outra visão. É por isso que países como Estados Unidos, por exemplo, estão lançando novos planos de política industrial”, afirmou Fonseca.

Neste contexto, das propostas feitas pela CNI ao governo federal, 20 estão diretamente relacionadas às exportações nacionais. Agrupadas pelos eixos Comércio e Integração Nacional, Tributação e Financiamento, elas passam pelo processo de aceleração do Brasil à OCDE, garantir a autonomia financeira do INPI, aprovar a Reforma Tributária e estabelecer o BNDES como promotor do aumento da produtividade industrial.

A redução do Custo Brasil, que inviabiliza a atração de investimentos e a concorrência dos empresários brasileiros no mercado também foi outra questão abordada, assim como práticas e custos abusivos no transporte internacional de cargas impactam diretamente os preços e a competitividade dos produtos exportados pelo Brasil.

Fonseca ainda chamou a atenção dos participantes, entre eles conselheiros do Comex, lideranças da FIEB e empresários, para a necessidade de participação do setor nos pleitos industriais. “Precisamos dialogar e nos comunicar melhor com a base empresarial, para que esta conheça e se apodere das demandas do setor produtivo”, enfatizou.