Jovens Lideranças na Indústria debatem ESG em Ciclo de Formação
Jovens empresários do setor industrial participaram, em 1º de março, do módulo de ESG do Ciclo de Formação de Jovens Lideranças da Indústria. A formação é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio da sua Gerência de Relações Sindicais, em parceria com o SEBRAE, dentro do Projeto Trilha Associativa. A iniciativa contou com a participação da Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social no tema de ESG – Environmental, Social e Governance.
Na ocasião, foram apresentadas questões relacionadas à importância do tema para o segmento empresarial. A gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros, apresentou a contextualização, conceituação e diretrizes de ESG, destacando a importância de conciliar a produção da indústria com a preocupação com a sustentabilidade, mostrando que o investimento feito nessa área retorna positivamente para a empresa.
Já a técnica em Responsabilidade Social da FIEB, Marcia Mariz e a gerente de Controladoria da FIEB, Sara Santana, falaram sobre as bases conceituais e práticas de Responsabilidade Social e Compliance, respectivamente, destacando a ISO 31000 (Gestão de Riscos). Arilma Tavares, especialista ambiental do SENAI Cimatec, apresentou os critérios ambientais considerados prioridades no ESG, assim como os serviços que a entidade pode prestar às empresas nessa área. Complementando a programação, foram trazidos depoimentos sobre o processo de certificação em ESG da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, por meio do presidente da ABNT, Mário Willian, e da Jacobina Mineração e Comércio – Yamana Gold, por meio de seu vice-presidente, Sandro Magalhães.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ISO 14000 e a Global Reporting Initiative (GRI) também foram assuntos abordados durante o último módulo da formação como as principais referências utilizadas pelas empresas que já tem o ESG integrado à sua estratégia. De acordo, com Arlinda Negreiros, a iniciativa da Gerência de Relações Sindicais em promover o módulo de ESG no âmbito do Programa Trilha Associativa de Capacitação de Jovens Lideranças contribuiu para reforçar ainda mais o papel da FIEB como agente indutor da sustentabilidade para fomentar os negócios das indústrias baianas.