Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

6 de junho de 2025

InfraLeste: Federações das Indústrias lançam Fórum para impulsionar logística nacional

FIEB Indústria Infraestrutura

Seis federações (Findes, Fieb, Fieg, Fiemg, Firjan e Fiesp) lançam, dia 11.6, no Espírito Santo, o Fórum de Infraestrutura do Arco Leste com o objetivo de contribuir com a integração logística do país

Da Assessoria da FINDES

O Espírito Santo será palco do Fórum InfraLeste, iniciativa que tem o objetivo de conectar o setor produtivo a autoridades estaduais e nacionais da área de infraestrutura para debater soluções que transformem o Arco Leste em uma integração logística estratégica para o Brasil. O evento de lançamento do Fórum de Infraestrutura do Arco Leste acontece no dia 11 de junho (quarta-feira), das 14h às 18h, no auditório da Findes (9º andar), em Vitória, no Espírito Santo.

O encontro reúne as Federações das Indústrias idealizadoras do projeto – Espírito Santo (Findes), Bahia (Fieb), Goiás (Fieg), Minas Gerais (Fiemg), Rio de Janeiro (Firjan) e São Paulo (Fiesp). Entre as presenças confirmadas estão: o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; o presidente da Associação Brasileira de Ferrovias Autorizadas, José Roberto Barbosa; e o CEO do MoveInfra, Ronei Glanzamann.

Durante a agenda, também acontecerão a assinatura do Termo de Cooperação entre as federações, painéis sobre o posicionamento do Arco Leste na logística nacional e o Arco Leste como alternativa de integração Porto – Ferrovia. O Fórum conta com o apoio do Ministério dos Transportes, do Ministério de Portos e Aeroportos, da ANTT e da Infra SA.

Interessados já podem fazer as inscrições: findes.online/infraleste

O presidente da Findes, Paulo Baraona, explica que o evento reforça o protagonismo da indústria e do setor produtivo na construção de uma agenda colaborativa com o poder público. “A Federação há anos trabalha para integrar e desenvolver a logística capixaba, porque entende que ela é indispensável para a competitividade das indústrias. E o Fórum é o primeiro passo para uma agenda estratégica que fortalece a competitividade regional e nacional.”

A infraestrutura é também um dos maiores desafios do Custo Brasil. Segundo Baraona, quando a empresa reduz o custo com logística e infraestrutura, ela aumenta a competitividade dos seus negócios. “É por isso que queremos ser protagonistas nessa pauta e construir, em conjunto com outros atores, soluções que contemplem as especificidades de cada região. Fortalecer o debate de infraestrutura investindo em temas comuns entre os estados será fundamental para evoluirmos nessa agenda”, destaca.

Fórum InfraLeste

O Fórum InfraLeste congrega as Federações das Indústrias de seis estados – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – com o objetivo de integrar e alinhar agendas comuns voltadas ao desenvolvimento da infraestrutura logística regional e nacional. Entre os temas que serão discutidos estão:

Arco Leste: uma rota estratégica para o futuro do Brasil

O Arco Leste conecta os portos da Bahia ao Rio de Janeiro, passando pelos complexos portuários do Espírito Santo, com a estrutura logística atual, permitindo o escoamento eficiente da produção do Centro-Oeste (Goiás, Matogrosso e Distrito Federal), Bahia e Minas Gerais, além do oeste paulista. Essa rota integra portos, ferrovias, rodovias e aeroportos, consolidando-se como uma solução logística nacional. “Fortalecer o Arco Leste será crucial em um momento decisivo do crescimento da produção industrial e da agroindústria no Brasil.”, enfatiza Baraona.

O presidente da Findes ainda destaca que o país precisa investir mais em infraestrutura. Segundo estudo elaborado pelo economista Cláudio Frischtak, da Inter.B Consultoria, para o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (Sinicon), entre 2022 e 2024, o Brasil não investiu nem 2% do seu PIB ao ano em infraestrutura. Especialistas e entidades como a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e o Banco Mundial apontam que o ideal seria investir entre 3,7% e 4,3% do PIB anualmente para garantir a manutenção, expansão e modernização da infraestrutura nacional.

“A infraestrutura é um motor para o desenvolvimento socioeconômico e sempre foi uma prioridade para a Findes. Neste momento, voltar a atenção para essa área se faz ainda mais necessário diante das mudanças que estão por vir com a reforma tributária. Somos um Estado com um mercado consumidor pequeno, mas com potencial logístico gigante. Estamos diante de uma grande oportunidade de nos consolidarmos como um hub logístico e ainda oferecer soluções para outras regiões do Brasil por meio do Arco Leste.”, afirma Baraona.

5 objetivos estratégicos do Fórum Infraleste:

Notícias relacionadas