Indústrias podem se inscrever para receber o Selo Lilás; veja como participar
A certificação é concedida a empresas que adotam políticas de igualdade de gênero e combate à violência contra as mulheres
As indústrias podem se inscrever para conquistar o Selo Lilás, um reconhecimento do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). A certificação é concedida a empresas que adotam políticas de igualdade de gênero e atuam na defesa das mulheres contra a discriminação, o assédio e a violência sexual.
O Selo Lilás foi criado pela Lei Estadual 14.343/2021, a partir do projeto de lei da deputada Neusa Cadore, e regulamentado pelo Decreto nº 22.173/2023, aprovado pelo governador Jerônimo Rodrigues. Em sua primeira edição, em 2024, recebeu 196 inscrições e 83 empresas foram certificadas. As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira (26) – e as indústrias podem declarar suas boas práticas adotadas para as mulheres no ambiente de trabalho.
O Selo Lilás tem apoio da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), que enquanto signatária do Pacto Global, vem buscando aumentar a presença feminina no setor, em alinhamento com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS 5 – Igualdade de Gênero. Somente na própria Federação, ao comparar 2023 com 2024, houve um aumento de 70% no número de lideranças femininas nos sindicatos.
“As portas estão se abrindo, mas a quebra de paradigma ainda é um desafio! É preciso buscar a equidade para que as mulheres se sintam pertencentes nos espaços da indústria. O Conselho da Mulher na Indústria (CMI) existe para fomentar e fortalecer a presença feminina no setor produtivo. Ações como o Conexão Mulher e o Ciclo da Mulher da Indústria, atraem a presença de líderes femininas na Federação. Nossa missão é clara! Não queremos preencher cotas, queremos redefinir padrão”, defendeu Renata Müller, primeira vice-presidente da FIEB.
SERVIÇO
O quê: Selo Lilás- certificação concedida pelo Governo da Bahia para empresas que promovam a igualdade de gênero e a defesa dos direitos das mulheres
Quando: Inscrições abertas até a próxima quarta-feira (26)
Inscrição: http://selolilas.spm.ba.gov.br
Mais informações: selolilas@spmba.ba.gov.br