Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

14 de novembro de 2022

Indústria baiana participa da COP27

CIMATEC CNI FIEB

A indústria baiana estará presente nas discussões sobre o novo vetor econômico energético mundial, o hidrogênio verde, na A 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, que acontece em Sharm El Sheikh, Egito. Nesta quarta-feira (16), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e representantes do setor participam de painéis e do Brazilian Industry Day.

Ricardo Alban, presidente da FIEB, será o mediador do painel “Ações para o Desenvolvimento do Mercado de Hidrogênio Verde no Brasil”, em que empresas e instituições vão pontuar como têm trabalhado para contribuir para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma economia descarbonizada. Farão parte do debate a especialista em Relações Corporativas e Assuntos Regulatórios da Shell, Denise Maranhão, o diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI Cimatec, Leone Andrade, o consultor em Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Jurandir Picanço Júnior, e o diretor acionista da Unigel, Léo Slezynger.

Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brazilian Industry Day faz parte da programação do Espaço Brasil, onde serão apresentadas ações concretas da indústria rumo a uma economia de baixo carbono. A agenda contempla cinco painéis com os temas ações para o desenvolvimento do mercado de hidrogênio verde no Brasil; as iniciativas da indústria para uma economia de baixo carbono; bioeconomia e florestas; neutralidade climática; e transição energética.

O evento contará com a participação de representantes de indústrias e entidades do setor, que apresentarão experiências bem-sucedidas de ações na agenda climática. Quem quiser poderá acompanhar ao vivo, diretamente da COP27, pelo YouTube da CNI, a partir das 9h.

Mais ações – Como parte dos esforços do setor industrial em contribuir com as discussões para que o Brasil e o mundo avancem em direção a uma economia de baixo carbono, a CNI, em parceria com a Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês), promove, nesta terça-feira (15), o Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono. Na oportunidade, o presidente da Confederação, Robson Braga de Andrade, e o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Osmar Chohfi, assinam um termo de compromisso para construir uma agenda conjunta de trabalho entre as duas instituições em prol da próxima Conferência do Clima, a COP28, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes.

COP27 – Conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente é o objetivo da conferência, realizada anualmente desde o primeiro acordo climático da ONU em 1992. Evento mais importante e o maior já realizado sobre o tema das mudanças climáticas, a COP27 reúne representantes dos países, que devem definir aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris, falar sobre os compromissos que estão sendo trabalhados por eles e dar previsibilidade ao financiamento climático.

Notícias relacionadas