Indústria apresenta soluções do setor e debate estratégia climática na COP28
Com informações da Agência CNI
A 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP28, será realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023. O evento tem como objetivo monitorar a implementação do Acordo de Paris, avaliar o progresso do cumprimento de metas e preencher lacunas ainda abertas sobre o tratado.
A indústria brasileira se prepara para uma participação recorde na COP28, com a presença de mais de 100 empresários, e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) terá, pela primeira vez, um estande próprio na “Área Azul”, gerenciada pela ONU, onde ocorrem as negociações. Lá a CNI vai exibir o trabalho que o setor faz há décadas para se tornar cada vez mais sustentável.
A estrutura ainda contará com duas plantas industriais: uma para explicar como se produz o hidrogênio verde, no qual o Brasil é uma potência em ascensão; e outra para demonstrar como a semente de macaúba, palmeira nativa e disseminada pelo território brasileiro, pode se tornar um biocombustível.
A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo de decisão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), cujo objetivo principal é estabilizar a concentração de gases do efeito estufa na atmosfera ao nível que previna interferências humanas perigosas no sistema climático.
Nas conferências, é analisada a implementação da Convenção e de outros instrumentos jurídicos adotados pelas Partes. É a oportunidade também para tomada de decisões, incluindo adoções de acordos. Uma tarefa fundamental da COP é rever os relatórios apresentados pelas Partes sobre as suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) e a ação climática.
Para a COP28, a CNI defende ações para o avanço na implementação do mercado global de carbono, equidade no tratamento da agenda de adaptação em relação à mitigação, mobilização para o financiamento climático e definição da estratégia nacional de descarbonização da economia. Para acompanhar esta atuação clique aqui para acessar o site e possível assessoria sobre o assunto, abrir sua solicitação no Sistema Assessoria FIEB Online – Acessar.