IEL e Cofic promovem evento para debater tendências, Inovações e tecnologia em Compras
A gestão de suprimentos é um processo complexo que envolve a aquisição, o armazenamento e a distribuição de materiais e serviços essenciais para uma organização, no qual a área de compras é fundamental. Para falar sobre as tendências e desafios deste setor, foi realizado, nesta segunda-feira (04), no auditório da FIEB, a primeira edição do Café Meeting em Salvador com o tema “Benchmarking: Tendências, Inovações e Tecnologia em Compras e Homologação de Fornecedores”.
O evento é uma versão itinerante do Café com Comprador, em parceria com o IEL e o Cofic, por meio do Fórum de Suprimentos. “Um dos nossos papéis é contribuir para desenvolver a cadeia de fornecimento local. Além de buscar preços melhores, ter fornecedores do mesmo estado representa um benefício social enorme”, afirmou a superintendente do IEL, Edneide Lima, na abertura do evento.
Ela lembrou que o IEL Bahia tem um Programa de Qualificação de Fornecedores que está completando 19 anos este ano, em que mais de 600 empresas passaram por uma trilha de qualificação. De acordo com Sandra Pasta, coordenadora de Negócios do IEL, que também participa da Comissão de Suprimentos do Cofic, a parceria com o Polo vem de longa data. Um dos desafios que está na pauta das duas instituições para o próximo ano é a realização da segunda edição do Fórum Nordeste de Supply Chain, considerado o maior evento da área de Suprimentos do Norte Nordeste.
“Este tipo de evento é importante par a gente se enxergar dentro de um processo em que não está sozinho. Existem as dores comuns à vários segmentos da área de compras, e esta é uma oportunidade de ter novos olhares enriquecem nossas estratégias para atender nossos clientes internos”, pontuou Marcelo Dantas, coordenador da Comissão de Suprimentos do Cofic.
O evento contou com palestras de especialistas e painel de cases com executivos de compras das empresas. “É um ambiente muito rico, de troca e aprendizado. E o IEL é uma instituição muito parceira, que ajuda as empresas quando a gente quer capilarizar e desenvolver, homologar novos fornecedores”, avaliou o diretor de Compras da Acelen, Fábio Zanadrea.
David Soares, coordenador de Inteligência e Suprimentos da Veracel, explica que os principais desafios para quem atua na área de Compras são a urgência, falta de planejamento, pressão, e impacto financeiro no operacional. “Junto com a requisição de compra vem uma carga psicológica muito grande, então eventos como este ajudam a conectar o setor, criam um espaço de benchmarking que é fundamental para entender a dinâmica do mercado”, disse.