Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

31 de janeiro de 2025

Oficinas capacitam catadores de materiais recicláveis na Bahia

CNI IEL Indústria Meio Ambiente Qualificação Empresarial

Até o final do ano eles serão capacitados pelo IEL Bahia com mentorias e consultorias para lidar diretamente com a Indústria

Já começaram as oficinas destinadas à capacitação de 24 associações e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis da Bahia, por meio do Projeto Governança no Reciclar, que é realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL).  Até o final do ano, eles terão mentorias e consultorias especializadas para aprimorar a gestão e ampliar a competitividade, tendo a oportunidade de lidar diretamente com a Indústria.

Com investimento previsto de R$300 mil, o projeto para a área de economia circular inclusiva é realizado em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) e as empresas Wilson Sons, Carbongreen, os bancos do Nordeste e do Brasil, além da ONG CAMA. Trata-se de uma capacitação do Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi).

“A gente está conhecendo esse mundo da indústria e comércio, né? Nos traz uma realidade diferente. É um novo mundo que as cooperativas estão acessando, tendo um olhar mais empreendedor, um olhar mais seguro. Esses cursos que a gente vai ter ao longo do ano aí, em relação ao financeiro, logística, isso é uma ajuda muito grande, coisas que a gente realmente nunca teve”, pontua Elias Junior, presidente da Cooperativa Bariri, que participou da primeira oficina, ocorrida no auditório do Banco do Nordeste, com o tema Educação Financeira.

O cooperado também destaca como esse suporte pode fazer a diferença para um segmento que por muito tempo foi negligenciado. “As cooperativas se construíram por ‘vida própria’, elas se adaptaram ao longo dos anos, ao longo dos governos… E achar um apoio hoje, de profissionais qualificados, para nos ajudar, realmente é um grande passo e um grande incentivo. A gente agradece a parceria e espera e confia que, no final, teremos um legado, tanto para a indústria, como para as cooperativas. Essa junção está sendo muito bacana”, ressalta Junior.

Até o final do ano, o grupo participará de oficinas e consultorias nas temáticas de gestão empresarial, comercial, logística, produção e outros. Vale destacar que integram o primeiro ciclo do Procompi, além da reciclagem, setores industriais de mineração, alimentos, bebidas, confecções e assessórios, beneficiando, ao todo, 115 empresas baianas de pequeno porte.

Notícias relacionadas