Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

7 de maio de 2025

FIEB sedia encontro sobre inovação portuária com foco no desenvolvimento logístico da Bahia

Conselho de Portos FIEB Infraestrutura Inovação Logística

Caravana da Inovação Portuária reúne representantes do setor público, privado e acadêmico em evento promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos

Com o objetivo de estimular soluções inovadoras para o setor portuário, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) sediou, nesta terça-feira (7), a segunda edição da Caravana da Inovação Portuária. Promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo para discutir caminhos de modernização e ganho de competitividade a partir de tecnologia, pesquisa aplicada e boas práticas de gestão. A ação conta também com a parceria Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq), do Hub Brasil Export, Companhia de Docas da Bahia (Codeba).

Abrindo o evento, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou a atuação do SENAI Cimatec no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para o setor portuário. “O Cimatec tem um campo específico, o Cimatec Mar, voltado à pesquisa de competências para aprimorar o ambiente portuário da Bahia e do Brasil. A expectativa da indústria com a inovação no setor é clara: aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços, favorecendo a competitividade do setor industrial baiano”, afirmou.

O diretor de políticas setoriais, planejamento e inovação do Ministério de Portos e Aeroportos, Tetsu Koike, ressaltou a importância do encontro como ponto de partida para a cooperação. “Hoje é um momento de sensibilização e, quem sabe, de letramento em inovação no setor público. Precisamos tornar os portos da Bahia polos de inovação que agreguem valor ao estado e ao país. Essa é a nossa meta”.

A Caravana, que já passou por Recife e ainda estará em Fortaleza, Maranhão e Rio de Janeiro neste ano, prevê a abertura de uma agenda de trabalho para tornar os portos brasileiros, por meio de seus terminais e operadores, um polo de inovação. Painéis temáticos, networking e discussões marcaram o primeiro dia da programação, que incluirá, visita técnica ao Laboratório do Cimatec- Mar e aos portos de Salvador e Aratu nesta quinta-feira (08).

Pensando em tecnologia, o presidente do Conselho de Portos da FIEB, Marcos Galindo citou o uso crescente de tecnologias como sensores IoT, câmeras inteligentes e drones para monitoramento de cargas, apontando o futuro da gestão portuária. “São inovações que já estão em teste e que, em breve, estarão integradas às operações dos portos baianos”, garantiu.

Carlos Henrique Passos, presidente da FIEB
Tetsu Koike, diretor de Inovação do Ministério dos Portos e Aeroportos
Marcos Galindo, presidente do Conselho de Portos da FIEB

O evento também quer envolver as comunidades do entorno, fomentando o desenvolvimento social, como analisa a head de ESG e Inovação da Antaq, Cristina Castro, ao apontar que a modernização portuária deve ser pensada como vetor de desenvolvimento socioeconômico sustentável: “97% do que circula no mundo passa pelos mares. Por isso, portos são polos fundamentais para o desenvolvimento do país. Precisamos de corredores verdes de inovação, inclusão e conhecimento, conectando os portos às ODS e à transformação social”.

A escolha da Bahia para ser o segundo destino da Caravana foi estratégica, segundo a diretora executiva do Hub Brasil Export, Karina Martins. “Temos muito interesse em trazer iniciativas para cá. Em agosto, realizaremos o Inova Export, evento que reunirá players, startups e a comunidade portuária para debater soluções tecnológicas e promover conexões com foco em inovação”.

Cristina Castro, head de ESG e Inovação da Antac
Karina Martins, diretora do Hub Brasil Export

Apesar da discussão se pautar no futuro, o diretor-presidente da Codeba, Antônio Gobbo, afirmou que o aumento da movimentação portuária registrado em 2024 já é resultado das boas práticas de gestão implantadas pelos portos públicos baianos. “A inovação está diretamente ligada à eficiência operacional e à governança. Queremos aumentar nossa capacidade de escoamento, reduzir atrasos e tornar os portos da Bahia cada vez mais competitivos e seguros”, projeta Gobbo.

MPOR - 07.05.2025 - Caravana de InovaçãoPortuária - Salvador/BA_Foto Vosmar Rosa
CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO

Notícias relacionadas