Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

25 de setembro de 2024

FIEB realiza encontro sobre o impacto da Reforma Tributária no Simples em Conquista

CAFT FIEB

Especialistas da FIEB e do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais apresentaram as principais mudanças para quem está inserido no regime do Simples

Cinthia Freitas, da equipe de Relações Institucionais da FIEB, fez uma análise das mudanças trazidas pela Reforma Tributária Foto: Paulo Sérgio Aguiar do Prado/Agência Sebrae

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), com o apoio do SEBRAE-BA, realizou nesta terça-feira, 24.9, em Vitória da Conquista, o evento Reforma Tributária e o Impacto no Simples, com a participação de Cinthia Freitas, Relações Institucionais da FIEB, e Daniel Castillo, especialista em Direito Tributário e conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).

Daniel Castillo, que também é conselheiro do Conselhos de Assuntos Tributários da FIEB (Caft/FIEB), explicou que as empresas do Simples precisam avaliar as possibilidades de planejamento tributário neste novo contexto da implantação da Reforma Tributária.

“A Reforma traz novidades para o Regime Unificado do Simples Nacional e as empresas vão precisar ficar mais atentas, dada a possibilidade de opção de recolhimento dos tributos que foram criados – IVA Dual, CBS ou IBS – por dentro ou por fora do sistema”, explica o especialista. Castillo explica que as empresas do Simples já serão afetadas pelas novas regras a partir de 2027. 

O evento faz parte de uma série de encontros que a FIEB está realizando em toda a Bahia e que visa abordar a situação das empresas incluídas no Simples Nacional. O Simples reúne o maior ecossistema de empresas do Brasil que, sozinhas, respondem por 50% dos empregos gerados no país. Os próximos municípios a receberem o evento são Teixeira de Freitas (12/11), Feira de Santana (16/10) e Alagoinhas (22.10).

Notícias relacionadas