FIEB realiza benchmarking sindical no Espírito Santo em parceria com o SEBRAE
Como parte do projeto Trilha Associativa, promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) em parceria com o SEBRAE Bahia, foi realizado, entre os dias 4 e 6 de junho, um benchmarking sindical, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES).
A iniciativa reuniu um grupo de 28 participantes, incluindo presidentes e diretores de sindicatos, executivos sindicais, além de técnicos da Gerência de Relações Sindicais da FIEB e do SEBRAE. O objetivo principal foi promover a troca de experiências e conhecer boas práticas no ambiente sindical capixaba.
A programação teve início com uma visita à unidade da Ecosmetic Education, centro de treinamento da indústria baiana Ecosmetic, localizada em Teixeira de Freitas. A visita permitiu conhecer o funcionamento e as ações de qualificação profissional promovidas pela empresa e sua metodologia de encantamento de clientes que levou a marca a mais de 70 países.
No segundo dia, a comitiva participou de um encontro na sede da FINDES, integrando uma reunião entre o presidente da federação capixaba e os presidentes dos sindicatos locais. Na ocasião, foi apresentada uma análise do Observatório da FINDES sobre os desafios atuais relacionados à mão de obra.
O presidente da FINDES, Paulo Baraona, ressaltou a relevância da parceria e da partilha de experiências entre as federações. “O mais importante é promover a troca de conhecimentos entre os sindicatos. A nossa intenção é levar esta iniciativa a outras federações, fortalecendo o setor como um todo.”
Além disso, houve um momento dedicado à troca de experiências, com a apresentação de boas práticas por três sindicatos ligados à FINDES – ACTION, SINDIFER e SINDIPLASTES – e, por parte da FIEB, com os sindicatos SINDICOSMETIC e SINEC.
O encerramento da programação contou com uma visita técnica ao Instituto Senai de Tecnologia (IST) do Espírito Santo, onde o grupo conheceu projetos de inovação, desenvolvimento industrial e qualificação técnica.
Para o presidente do SINCAFÉ-BA, Antônio Roberto Almeida, o benchmarking “ajudará sobremaneira a vislumbrar novos horizontes na seara do sindicato”. “O associativismo tem suas bases no benefício coletivo, e para que isso se concretize, é essencial haver confiança entre os envolvidos. Acredito que esta iniciativa tem potencial para promover mudanças significativas. São justamente as ações que podem ser replicadas que produzem os frutos mais duradouros”, destacou o presidente do SINDVEST-BA, Hari Hartmann.
A visita reforça o compromisso da FIEB em fortalecer a atuação dos sindicatos baianos e ampliar a competitividade da indústria local, a partir do intercâmbio de boas práticas e soluções inovadoras no ambiente associativo.