Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

6 de dezembro de 2024

FIEB propõe criação de Comitê das Empresas de Energia Renovável instaladas na Bahia

Energias Renováveis FIEB Indústria
Reunião foi realizada na sede da FIEB, nesta quinta-feira (5). Foto: Divulgação.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (5), com representantes de 16 empresas da área de energias renováveis, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB propôs criação do Comitê das Empresas de Energia Renovável instaladas na Bahia. O grupo será um espaço de diálogo, cooperação e desenvolvimento de estratégias para fortalecer o setor.

“A energia renovável já tem uma representação grande e terá ainda mais convergência com a sustentabilidade ambiental. A Bahia tem esta potencialidade e capacidade de expansão e a Federação pode ser ponto de convergência para segmentos que atuam neste setor”, afirmou Carlos Henrique Passos, presidente da FIEB.

O superintendente da FIEB, Vladson Menezes, falou sobre como a FIEB pode contribuir com a implementação do grupo de trabalho, construindo uma agenda de defesa de interesses junto com as empresas e, eventualmente, formalizando um sindicato do setor na Bahia. “Sabemos de uma série de demandas e precisamos da participação das empresas, unindo forças para atuar”, disse.

A proposta foi bem recebida pelos representantes das empresas presentes. Para Rafael Valverde, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o segmento vive um momento crítico, pois fez um enorme aporte de investimentos, mas empresas estão com restrição de operação. “O setor de energia é a base de todos os setores industriais. Há vários projetos de lei no Congresso, precisamos de um programa de representação para o estado da Bahia, pois nossa bancada não fala sobre energia em Brasília”, criticou.

Valverde defendeu uma agenda que contemple discussões sobre os parques eólicos onshore, a criação de um mercado de energias renováveis, a situação das agências reguladoras, que estão com ausência de gestores para decidir assuntos importantes, a necessidade da instalação de data centers na Bahia, entre outras questões.

A FIEB se comprometeu a elencar as principais demandas numa agenda, que será discutida já numa próxima reunião do grupo.

Notícias relacionadas