Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

18 de novembro de 2021

FIEB premia melhores iniciativas de sustentabilidade na indústria

FIEB Meio Ambiente

Oito projetos de sustentabilidade de instituições privadas e públicas, além das práticas de três sindicatos patronais da indústria, receberam o Prêmio Indústria Baiana Sustentável na sua 13ª edição. Os vencedores foram conhecidos em cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), nesta quinta-feira (18).

Foram 36 organizações participantes, entre empresas e instituições acadêmicas, com 69 projetos inscritos no prêmio promovido pela FIEB, por meio da sua Gerência de Meio Ambiente Responsabilidade Social (Gmars). “É o momento em que toda a indústria celebra as ações de sustentabilidade do setor”, afirmou o Jorge Cajazeira, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FIEB.

Cerimônia de premiação foi realizada no auditório da FIEB, nesta quinta-feira (18). Fotos: Valter Pontes/Coperphoto/ Sistema FIEB. 

O objetivo do prêmio é difundir práticas de gestão e tecnologias da indústria que contribuam para melhoria de desempenho socioambiental, evidenciando as contribuições do setor produtivo industrial baiano para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

“Nosso papel é sensibilizar as empresas por meio do exemplo de quem já está agindo em prol da sustentabilidade, cientes de que estamos fazendo isso pelos nossos filhos, netos e futuras gerações”, explicou a gerente da de Meio Ambiente Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Coelho.

Representando o presidente da FIEB, Ricardo Alban, na abertura do evento, o vice-presidente da casa, Carlos Passos, lembrou que esta é mais uma das ações de responsabilidade social e ambiental da entidade que, na pandemia “atuou para que as indústrias não parassem, sem deixar de se preocupar com a sociedade, contribuindo em várias frentes, com doações e desenvolvimento de tecnologias”, pontuou.

Reconhecimento – A premiação é dividida em quatro modalidades. Na categoria Micro e Pequenas Empresas, as vencedoras foram a Flora Brazil Eco Business (1º), com o projeto “Alternativa Sustentável ao Uso do Plástico Convencional” e a Camisas Polo, com o projeto “Sustentabilidade de A à Z”.

Na modalidade Práticas de Gestão Sustentável o primeiro lugar ficou com a Bracell Bahia Florestal, com o projeto “Mulheres em Ação”. A segunda colocada foi a Largo Vanádio de Maracás, com o projeto “Abelha Rainha”, ambos desenvolvidos com comunidades do entorno das indústrias.

Já na categoria Tecnologias Sustentáveis, as vencedoras foram a Braskem, que ficou em 1º lugar com o projeto “Redução de perdas de água e na geração de efluentes”, que privilegia a produção ecoeficiente, e a Basf, em segundo, com a iniciativa “Gestão de Recursos hídricos, resíduos sólidos e economia circular”, cujo foco foi a melhor utilização d erecursos em toda a cadeia de valor.

Dois projetos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foram os vencedores na categoria Trabalhos Acadêmicos e de Pesquisa Aplicada: “Programa Integrado e Sustentável de Territórios – DIST” e Produção de Cimento com baixa emissão de CO2, a partir da incorporação de minério não reagido (MNR)”.

Os sindicatos patronais da indústria reconhecidos por mobilizar empresas e com as melhores iniciativas foram o Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos, Pedras Preciosas e Semipreciosas e Magnesita no Estado da Bahia – SINDIMIBA (1º), Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais, Petroquímicas e Resinas Sintéticas de Camaçari, Candeias e Dias D’Ávila – SINPEQ (2º) e o Sindicato das Indústrias do Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira de Papel e Artefatos de Papel e Papelão no Estado da Bahia – SINDPACEL (3º). “Receber esta premiação é gratificante, pois esta iniciativa vem se consagrando na agenda da indústria baiana, tornando-se referência no setor”, afirmou o empresário Carlos Temporal, que representou o presidente do SINDIMIBA, Paulo Misk. 

Notícias relacionadas