Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

7 de novembro de 2023

FIEB passa a integrar Conselho de Ciência e Tecnologia e Inovação

Centro Cultural SESI Casa Branca FIEB Inovação
Assinatura dos novos membros do Conciteci e lançamento do Programa Bahia Mais Inovadora aconteceram no Centro Cultural SESI Casa Branca. Fotos: Rafael Martins/GOVBA.

O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, participou, nesta terça-feira (07), do lançamento do programa Bahia Mais Inovadora, do governo do estado. Na ocasião, ele foi nomeado como um dos novos membros do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação (Conciteci). O evento foi realizado no Centro Cultural SESI Casa Branca.

“Para a Federação das Indústrias, falar de Ciência, Tecnologia e Inovação é tudo o que a indústria precisa para se transformar. Que a gente possa, através deste Conselho, criar um plano estratégico que possa aproximar ainda mais a academia da pesquisa, do mundo e da economia real. E essa economia conversa essencialmente com a indústria, que tem esse o papel de transformar ações em favor da sociedade”, afirmou Carlos Henrique Passos.  

Ouça aqui a fala completa do presidente da FIEB:

O objetivo do Conselho é definir diretrizes para a formulação e implementação da Política Estadual de Ciência e Tecnologia, promovendo a cooperação entre órgãos estaduais, o governo federal e o setor produtivo. Presidido pelo secretário André Joazeiro, o grupo tem 19 membros titulares e 19 suplentes, nomeados pelo governador e com mandato de três anos.

Programa – Com um investimento de mais de R$ 1 bilhão, o programa Bahia Mais Inovadora tem o objetivo ampliar e popularizar o conhecimento científico e a inovação em todos as regiões baianas. O plano de ações, previsto para ser executado até 2026, tem o compromisso de fortalecer o setor de empreendedorismo, impulsionar a indústria audiovisual e de jogos, e garantir um acesso mais amplo à internet gratuita para os baianos.

“O conceito que nós temos de ciência é mais abrangente do que aqueles que a gente vê ao longo da história do Brasil e do mundo. A nossa busca por apresentar um programa de Bahia mais inovadora é para colocar recursos naquilo que a gente entende como sendo mais importante. Todos os desafios tecnológicos são para que as pessoas possam ter mais conforto”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Entre as ações previstas, apresentadas pelo titular da Secti, André Joazeiro, duas delas contam com a parceria do Sistema FIEB. Com apoio do SESI Bahia, a secretaria pretende desenvolver Caminhões Secti, que levaria equipamentos de ciências aos municípios do interior do estado. Já com o SENAI Cimatec, será criada, no Aeroporto de Salvador, uma das Arenas de Experiência, que terá como tema Defesa e Aeroespacial. “Precisamos que os jovens, principalmente os de escola pública, tenham acesso e acreditem que podem desenvolver pesquisas”, disse Joazeiro.

Veja abaixo como foi o lançamento do Programa e a visita do governador à Estação Ciência do SESI Casa Branca:

Notícias relacionadas