Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

5 de junho de 2024

FIEB participa do lançamento de novo sistema da Vigilância Sanitária

FIEB Institucional Sindicatos
Novo Sistema foi lançado nesta segunda-feira (03). Foto: Arquivo pessoal.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária e em Saúde Ambiental (Divisa/Suvisa), apresentou nessa segunda-feira (3) o Sistema da Vigilância Sanitária do Estado (Sisvisa) – uma solução tecnológica para gestão do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária do Estado da Bahia. Representantes da FIEB participaram do lançamento e conheceram a nova ferramenta.

O objetivo do Sisvisa é organizar os processos de trabalho da VISA Estadual numa única plataforma, tendo uma visão precisa sobre o seu universo de atuação, com acesso a cadastro completo do setor regulado, promovendo assim as ações necessárias e o devido monitoramento das condições sanitárias. Pelo lado do regulado, o Sisvisa possibilitará a diminuição na burocracia para solicitar alvarás sanitários e licenciamentos, realizar pagamentos e visualizar pendências, entre outros processos, e permitirá o acompanhamento dos processos de forma mais transparente, célere, segura juridicamente e eficaz.

A implementação dessa tecnologia da informação promete melhorias nos fluxos e procedimentos da Vigilância Sanitária, potencializando sua capacidade de gerenciar o risco sanitário e de desburocratizar os seus atos administrativos internos, propiciando transparência, celeridade, segurança jurídica e eficiência no trato do serviço público.

O projeto piloto abrange Salvador e Região Metropolitana e ofertará os seguintes serviços: Atualização Cadastral; Alvará inicial; Análise de Projeto Básico de Arquitetura; Assunção de Responsabilidade Técnica; Alteração Contratual; Renovação de Alvará; Compatibilização de Projeto Físico; Emissão de Talonário; Adicionar novo Estabelecimento; Baixa de Responsabilidade Técnica e Encerramento de Empresa.

O SISVISA realiza integrações com sistemas informatizados de alguns órgãos públicos, como a RedeSIM, com assinatura de convênio junto à JUCEB, que gerencia um banco de dados reunindo cerca de 95% dos CNPJs dos regulados do Estado da Bahia, além da Secretaria da Administração – Saeb, através do Sistema Eletrônico de Informações – SEI Bahia, e da Secretaria Estadual da Fazenda – SEFAZ, para inclusão do módulo de Documento de Arrecadação Estadual – DAE, eliminando retrabalho, inclusive repetições na solicitação de documentos, solicitando o que é necessário e automatizando ações que causavam o dispêndio de tempo pelo setor regulado, como o envio do comprovante de pagamento das taxas.

Foto: Estiveram presentes no lançamento o vice-presidente do Sindicato Saneantes da Bahia, Juan Lorenzo, o vice-presidente do Sindcosmetic, Gecê Macêdo, a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros, Geane Almeida, assessora da mesma Gerência, e o gerente da empresa Indeba, Donato Cuozzo. >>

Notícias relacionadas