Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

29 de maio de 2025

FIEB lança Agenda Legislativa 2025 com foco nos impactos econômicos de projetos em tramitação na Alba

DIA DA INDÚSTRIA Economia FIEB Posicionamento

O documento expressa o posicionamento técnico da FIEB, com base em análises e contribuições dos seus conselhos temáticos e da Gerência de Relações Governamentais

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) lançou nesta quinta-feira, 29.5, a 12ª edição da Agenda Legislativa da Indústria, publicação que reúne os 21 projetos de lei de maior impacto para o setor industrial baiano em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O documento expressa o posicionamento técnico da FIEB, com base em análises e contribuições dos seus conselhos temáticos, sindicatos e áreas técnicas.

Dos 21 projetos acompanhados, a FIEB apresenta posição convergente em 11 e divergente em 10, com destaque para os cinco projetos considerados prioritários na chamada “Pauta Mínima da Indústria”, que concentram maior potencial de impacto sobre a competitividade e o ambiente de negócios no estado.

Para o superintendente da FIEB, Vladson Menezes, a Agenda Legislativa reafirma o compromisso da instituição com o diálogo e com a construção de políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento econômico da Bahia: “Mais uma vez, neste mês da indústria, lançamos nossa Agenda Legislativa com os projetos prioritários para a FIEB. Trata-se de um posicionamento público e de construção conjunta com a Assembleia, sempre com foco no crescimento do estado”, afirma.

Vladson também destaca a relação junto aos parlamentares baianos. “Nossa atuação no Legislativo é sempre marcada pelo diálogo. Buscamos apresentar argumentos sólidos, mostrando por que apoiamos determinados projetos de lei ou nos posicionamos contra outros. É uma agenda voltada para o desenvolvimento da Bahia — uma agenda republicana”, destaca o superintendente.

Destaques da Pauta Mínima da Indústria

A gerente de Relações Governamentais da FIEB, Cínthia Freitas, destaca o papel da Assembleia na construção de um ambiente regulatório mais equilibrado e eficiente: “A Alba tem sido parceira estratégica. No último ano, atuamos em conjunto em temas como descarbonização, energia, habitação e saúde pública. Os deputados têm recebido com atenção as contribuições técnicas da FIEB, com base em pareceres e estudos. Isso é fundamental, pois as normas aprovadas impactam diretamente o funcionamento da indústria e a economia do estado”, afirmou.

Segundo ela, a atuação parlamentar vai além da competência legislativa formal, com destaque para o papel das comissões na discussão de temas sensíveis à economia, como infraestrutura e concessões. A Agenda Legislativa 2025 será apresentada oficialmente aos deputados estaduais ao longo do mês da indústria e ficará disponível para consulta pública no portal institucional da FIEB.

Leia mais:

Notícias relacionadas